Representantes do TRE-SP participam do III Fórum Internacional de Integridade no Paraná
Projeto do Plano de Integridade do Tribunal foi selecionado para painel de boas práticas do evento, que ocorreu nos dias 4 e 5 no TJPR

Na quinta-feira (4), representantes do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) participaram do III Fórum Internacional de Integridade em Curitiba, promovido pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). O Fórum, que teve seu encerramento na sexta (5), debateu temas como fortalecimento democrático e promoção dos direitos humanos, transparência, igualdade de gênero, diversidade e inclusão, com foco na integridade dentro da gestão pública. O evento contou com um painel destinado à divulgação de boas práticas de integridade e compliance no serviço público.
O coordenador de Planejamento e Governança do TRE-SP, Luís Felipe de Oliveira Reis, foi um dos três palestrantes selecionados para o painel de boas práticas. A palestra “A integração do Programa de Integridade do TRE-SP à Gestão da Estratégia: Processos de trabalho, Gestão de Riscos e Inteligência Artificial aplicada à identificação de riscos à integridade” detalhou o processo de integração do Plano de Integridade do Tribunal ao Planejamento Estratégico Institucional (PEI), além do uso de inteligência artificial (IA) para a gestão de riscos. O servidor participou da implementação do Plano de Integridade do Tribunal, aprovado em 2022, que envolveu o mapeamento de processos de trabalho, identificação e tratamento de riscos à integridade, e adesão ao e-Prevenção, plataforma digital do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção do Tribunal de Contas da União (TCU).
“Nessa palestra, tive a possibilidade de apresentar os resultados do primeiro ciclo do Programa de Integridade do TRE-SP, que reuniu uma série de ações ocorridas entre 2022 e 2024, permitindo que o Tribunal aumentasse sua maturidade em gestão da integridade, bem como os próximos passos que estamos adotando”, declarou o coordenador.
O representante do TRE-SP no evento ressaltou outro resultado positivo da ação. ”Em especial, pudemos apresentar uma ferramenta desenvolvida pela Coordenadoria de Planejamento e Governança que, por meio de Inteligência Artificial, é capaz de analisar os processos de trabalho e identificar riscos envolvidos, inclusive os riscos à integridade.”
Também estavam presentes no fórum, o diretor-geral do TRE-SP, Claucio Corrêa, a assessora-chefe da Assessoria de Atendimento aos Cartórios Eleitorais (AACE), Julia Balbi Albertin, e o assessor-chefe da Assessoria de Apoio aos Cartórios Virtuais de Primeiro Grau (AACV), Valdemar Xavier Pereira, os dois últimos representando a Comissão de Ética da Corte, que está promovendo proposta de revisão do Código de Ética.