TRE-SP conquista Selo de Qualidade Eleitoral do TSE na categoria diamante
Tribunal paulista recebeu prêmio do Tribunal Superior Eleitoral em reconhecimento à atividade eleitoral de excelência

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) conquistou o Selo de Qualidade Eleitoral, na categoria diamante, em reconhecimento à atividade eleitoral de excelência. A premiação foi entregue, nesta quarta (10), em cerimônia no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, com a presença da presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia. O presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, recebeu o prêmio da secretária-geral da Presidência do TSE, Andréa Pachá.
O TRE-SP foi agraciado com o Selo de Qualidade Eleitoral após ser avaliado nas seguintes categorias: gestão eficiente; inovação e desenvolvimento colaborativo de sistemas; atendimento ao cidadão; transparência, integridade e combate à desinformação; e capacitação e desenvolvimento.
Em discurso na cerimônia, a ministra Cármen Lúcia lembrou que a entrega da premiação ocorre no dia em que o mundo celebra os direitos humanos. “A Justiça Eleitoral, que tanto trabalha, que tanto peleja, cumprindo a sua função constitucional, a sua função sociopolítica de garantir que esses direitos sejam efetivados, que nesse dia a gente pare para um momento de comemoração, de celebração daqueles que trabalham, acreditam e garantem que cada cidadã e cada cidadão brasileiro possa exercer o direito à democracia, que tenho como o primeiro dos direitos fundamentais”, afirmou.

Prêmio Justiça Eleitoral
Dois projetos do TRE-SP que valorizam a participação política de comunidades tradicionais e a ancestralidade quilombola de magistrados e servidores também foram finalistas do Prêmio Justiça Eleitoral. A “Exposição fotográfica Motirô”, que valoriza a participação política de povos e comunidades tradicionais, foi finalista na categoria Eficiência na Comunicação.
Já o projeto “RasTreando Nossas Origens”, que valoriza a ancestralidade quilombola de magistrados, servidoras e servidores, colaboradoras e colaboradores, concorreu na categoria Redução de Desigualdades (Redução das Desigualdades de Gênero, de Raça, de Etnia e de Idade).
Enquanto o prêmio foi destinado a iniciativas da Justiça Eleitoral e ao público externo em reconhecimento a ações, projetos ou programas inovadores, o Selo de Qualidade Eleitoral foi concedido aos TREs devido à atividade eleitoral de excelência.
Além do presidente do TRE-SP, participaram da cerimônia a juíza assessora da Presidência, Fernanda Colombini; o diretor-geral do Tribunal, Claucio Corrêa; a secretária de Planejamento Estratégico e de Eleições do TRE-SP, Regina Rufino; e os servidores Paulo Eberlein (autor das fotos dos projetos finalistas) e Soraya Dias.










