Fraude à cota de gênero: TRE-SP anula votos do PSB de Barra do Turvo e dois vereadores perdem o mandato

Uma candidata fictícia teve a inelegibilidade declarada por oito anos; haverá novo cálculo do quociente eleitoral e partidário

banner com fundo branco (no centro), verde (em faixa diagonal no canto superior esquerdo) e amar...

Na sessão desta quinta (11), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), em votação unânime, reconheceu a fraude no registro de candidatura das vereadoras e vereadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB), do município de Barra do Turvo, nas Eleições 2024. A decisão anulou todos os votos recebidos pelo partido e cassou os diplomas de todos os candidatos. Com isso, Marcos Raimundo Matias e Fátima Medeiros de Souza Amorim, eleitos pelo partido, perderam o mandato de vereador. A Corte também declarou a inelegibilidade da candidata fictícia Talita de Jesus Pires, pelo período de oito anos a contar das eleições de 2024, bem como determinou o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi proposta pela candidata à prefeitura Eliane De Fatima de Oliveira (União Brasil), que alegou que o PSB lançou a candidatura laranja de Talita com o objetivo de fraudar a cota de gênero. A candidata renunciou um mês após seu pedido de registro e poucos dias após o registro regular da chapa. Com a desistência, contudo, a chapa passou a contar com cinco homens e apenas duas mulheres, o que totalizava um percentual de participação feminina de 28,57%, abaixo do mínimo exigido pela legislação eleitoral. O processo foi julgado improcedente pelo juízo da 228ª Zona Eleitoral — Jacupiranga, mas o Tribunal reverteu a decisão.

Para a relatora do processo no TRE-SP, juíza Maria Cláudia Bedotti, além da renúncia da candidata, a ocorrência da fraude é reforçada pela ausência de atos de campanha. Como prova documental, constou apenas a impressão de “santinhos”, contratados um dia antes de sua saída, o que indica que o material gráfico não foi utilizado na campanha. Na prestação de contas de Talita, estão presentes apenas as despesas com o material e doações a outros candidatos.

“Nesse cenário, a desistência formal da candidatura depois do deferimento do DRAP [Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários], antes do prazo previsto pela legislação eleitoral para a substituição da candidata, sem qualquer providência por parte do partido para equacionar a cota de gênero, aliadas às demais circunstâncias que envolveram a candidatura de Talita, autorizam o reconhecimento da fraude à cota de gênero na candidatura mencionada”, decidiu a relatora.

Bedotti julgou extinto o processo, sem resolução do mérito, em relação à dirigente partidária do PSB de Barra do Turvo, Sirlei dos Santos Lima Bontorim, por falta de comprovação de sua participação na fraude. Ela destacou que “a sanção de inelegibilidade, [...] dada a sua natureza personalíssima, se aplica somente àqueles que efetivamente praticaram a conduta ou anuíram com o efeito”.

Após a confirmação da decisão, a 228ª Zona Eleitoral será comunicada para a retotalização dos votos para vereador, com novo cálculo do quociente eleitoral e partidário.

Cabe recurso ao TSE.

Processo: 0600962-97.2024.6.26.0228

imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido