Presidente TRE-SP participa de reunião com ministro Edson Fachin, novo presidente do STF
Encontro reforçou o compromisso de toda a Justiça brasileira com o diálogo; foram apresentadas prioridades da nova gestão

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes, participou nesta terça-feira (30) de reunião conduzida pelo novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin.
O encontro reuniu representantes de todos os ramos da Justiça brasileira, incluindo Tribunais Superiores, Estaduais, Regionais Federais, Eleitorais, Militares e Trabalhistas.
Na ocasião, o ministro Fachin reiterou o compromisso de fortalecer o diálogo e a atuação conjunta entre os órgãos do Judiciário, ressaltando a importância de aproximar a Justiça da sociedade. “Essa é uma sinalização de abertura ao diálogo franco, com o devido respeito à autonomia e à competência constitucional de cada Tribunal. Mas é também um convite para nos auxiliar a diagnosticar o presente e encontrar caminhos para essa clivagem que muitas vezes se coloca entre o Poder Judiciário e a sociedade brasileira”, afirmou.
Entre os temas abordados, Fachin destacou a execução do plano “Pena Justa”, que busca reduzir a superlotação carcerária, controlar novas entradas no sistema prisional e promover a empregabilidade e a reinserção social de egressos. O ministro ressaltou que a iniciativa depende da adesão efetiva e ampla dos Tribunais em todo o país para alcançar resultados concretos.
Outro ponto em pauta foi o fortalecimento das políticas de equidade racial e de gênero no Judiciário. Fachin anunciou medidas voltadas ao enfrentamento da desigualdade racial e reafirmou o compromisso em consolidar e expandir avanços institucionais já conquistados nessa área.
O encontro contou ainda com a presença do vice-presidente do STF, ministro Alexandre de Moraes; da ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); e do ministro Herman Benjamin, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), entre outras autoridades.