Presidente do TRE-SP faz palestra sobre riscos à ordem democrática

Desembargador Silmar Fernandes, que integra a 9ª Câmara Criminal do TJSP, falou em painel sobre a transnacionalização do crime organizado

Desembargador Silmar Fernandes, que integra a 9ª Câmara Criminal do TJSP, falou em painel sobre ...

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes, fez palestra no Seminário Internacional de Inteligência de Segurança Pública nesta quarta (5). O magistrado falou durante o painel “Riscos para a Ordem Democrática decorrentes da Transnacionalização do Crime Organizado”. O evento, no auditório do Holiday Inn, na capital, foi aberto pelo procurador–geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira, e pelo secretário estadual da Segurança Pública, Guilherme Derrite, que participou de forma on-line.

Na ocasião, o desembargador Silmar Fernandes, que também integra a 9ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), explicou que uma das formas de tentativa de ingresso das organizações criminosas na política ocorre pelo financiamento das campanhas. Ele afirmou que é preciso criar mecanismos para proibir que integrantes de facções concorram a quadros políticos, acrescentando que a parceria com as forças de segurança nas eleições municipais de 2024 permitiu que o pleito transcorresse dentro da normalidade em São Paulo.

Seminário Internacional de Inteligência de Segurança Pública

O comandante-geral da PMSP, coronel José Augusto Coutinho, o presidente do TRE-SP, des. Silmar Fernandes, o chefe de gabinete da Secretaria de Segurança Pública, coronel Cássio Araújo de Freitas, e o delegado-geral da Polícia Civil do estado, Artur José Dian, receberam certificados e comendas no evento

“Fizemos uma eleição tranquila, com transporte seguro das urnas, que foram encaminhadas aos locais de votação, com reforços em locais perigosos no dia da votação. Esse intercâmbio entre o Ministério Público, a Polícia Militar e o Tribunal Regional Eleitoral é o que permite que consigamos desenvolver o exercício da democracia de uma forma limpa e tranquila no nosso estado”, disse o desembargador.

Silmar Fernandes dividiu o painel com o comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel José Augusto Coutinho, e o delegado-geral da Polícia Civil do estado, Artur José Dian. A moderação do painel foi feita pelo chefe de gabinete da Secretaria de Segurança Pública, coronel Cássio Araújo de Freitas.

O seminário, que reúne as principais autoridades em segurança pública e especialistas na área, termina na quinta (6). O evento é organizado pelo Centro de Inteligência da Polícia Militar do estado. Na pauta, ainda há debates sobre a atuação do Poder Público frente ao crime cibernético, a contribuição da inteligência financeira para as operações de combate ao crime organizado, a atuação das facções internacionais no país, a expansão das facções brasileiras, a designação de organizações terroristas estrangeiras pelo governo norte-americano, entre outros assuntos.

Palestra sobre riscos à ordem democrática
imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido