Estudantes de direito participam de ação educativa sobre processo eleitoral no TRE-SP
Em visita organizada pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep), alunas e alunos da FAAP viram de perto o funcionamento da Corte e visitaram uma exposição sobre as urnas

Estudantes do 2º semestre de direito da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) visitaram a sede do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), na capital, nesta quinta-feira (27), para conhecer na prática o funcionamento da Corte Eleitoral. A atividade, monitorada pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep), teve início no Espaço Cultural Paulo Bomfim, onde o grupo conferiu a exposição “Verdades Eletrônicas: Saiba Tudo sobre a Segurança da Urna”, produzida pela Secretaria de Comunicação Social (Secom).
Confira as fotos da visita no Flickr do TRE-SP
Após a visita guiada, a equipe da Ejep conduziu uma exposição dialogada que detalhou a estrutura da Justiça Eleitoral, a composição da Corte e o funcionamento das urnas eletrônicas, incluindo sua evolução e os procedimentos de segurança e auditoria que garantem a integridade do voto.
A coordenadora da Ejep, Vanessa Diniz, reforçou a importância da aproximação entre o Tribunal e a comunidade acadêmica. Segundo ela, o trabalho das escolas judiciárias em todo o país possui justamente o propósito de disseminar conhecimento sobre direito eleitoral e cidadania para o maior número de pessoas. “Precisamos aproximar o eleitor e mostrar o nosso trabalho, o nosso sistema e a nossa política”, afirmou.
Ela ressaltou que a transparência é um pilar da Justiça Eleitoral e que iniciativas como essa são fundamentais para ampliar o conhecimento e auxiliar no combate à desinformação. “Esperamos que vocês saiam daqui entendendo um pouco melhor como funcionamos e confiando mais no nosso trabalho”, disse a coordenadora aos estudantes.
Durante a sessão plenária, 22 alunas e alunos, que estavam acompanhados da professora Náila Cristina Ferreira Nucci, foram recebidos pelo desembargador substituto Roberto Maia. Ao saudar o grupo, o magistrado destacou a importância da vivência prática na formação e lembrou que todos os integrantes da Corte já estiveram no lugar dos alunos. “Tenho certeza de que, no futuro, os senhores estarão aqui ocupando os nossos lugares. Deixo registrado nosso cumprimento e a satisfação em recebê-los”, concluiu.












