“Justiça Eleitoral vai até você”: jovens tiram o título em colégio da capital durante ação do TRE-SP
Estudantes do ensino médio também puderam esclarecer dúvidas sobre as urnas em ação realizada pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista e a 4ª Zona Eleitoral – Mooca; iniciativa é parte da campanha promovida pelo TRE-SP para incentivar o alistamento eleitoral entre jovens de 15 a 17 anos

Estudantes do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, na zona leste da capital, puderam tirar o título de eleitor e ter contato com o sistema eletrônico de votação, nesta sexta (7), durante ação realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). O projeto “Justiça Eleitoral vai até você”, da Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep), contou com o apoio da 4ª Zona Eleitoral (ZE) – Mooca para fazer o alistamento de alunas e alunos do ensino médio.
A ação ocorre na Semana do Jovem Eleitor, promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e como parte da campanha desenvolvida pela Secretaria de Comunicação do TRE-SP para estimular jovens entre 15 e 17 anos a tirarem o primeiro título de eleitor. Na última segunda (3), o Tribunal lançou o Guia do Jovem Eleitor, uma cartilha educativa com orientações sobre o 1º título e incentivo à participação nas Eleições 2026.
- TRE-SP lança cartilha para incentivar o alistamento de jovens para as Eleições 2026
- Oficina do TRE-SP estimula participação de pessoas acima dos 60 anos no processo eleitoral
- TRE-SP realiza ação educativa com urnas eletrônicas no Colégio Mackenzie
- Ação orienta jovens sobre alistamento eleitoral e votação eletrônica
Durante a iniciativa no colégio, os estudantes ainda tiveram contato com a urna eletrônica, simulando votação em módulo de treinamento, e ganharam melhor compreensão sobre a importância da participação jovem no processo democrático, através de exposição dialogada e dinâmica de perguntas e respostas.
Em palestra na escola, a coordenadora da Ejep, Vanessa Nigres Diniz, reforçou a importância da participação dos jovens no processo eleitoral. “A partir do momento que eu faço o meu alistamento, eu vou pensar nas propostas dos candidatos, se elas se alinham ao que eu acredito e se futuramente eles vão realmente cumprir essas promessas de campanha e vão realmente trabalhar para o futuro que eu acredito".
O chefe da 4ª ZE — Mooca, Marcos de Oliveira, afirmou que o voto representa o poder de escolha da população. “Quando a gente fala em representação, é alguém que estará lá nos representando, representando o pensamento da comunidade em que vocês vivem. Ter essa percepção de como funciona o sistema eleitoral já é um grande ponto de partida para fazer essa escolha futuramente.”
“Eu já queria fazer o título, e hoje a escola deu essa oportunidade. Acho importante a gente votar e conhecer quem vai governar o nosso país”, disse a estudante Maria Eduarda, aluna do 3º ano do ensino médio. O aluno Daniel, também do 3º ano, completou: “Fazer o título foi bom porque nos ajuda a começar a pensar em que votar no próximo ano”.
O projeto “A Justiça Eleitoral vai até você” organiza ações itinerantes de educação eleitoral, buscando dialogar com diversos públicos e aproximar a Justiça Eleitoral da população.











