Oficina do TRE-SP estimula participação de pessoas acima dos 60 anos no processo eleitoral
Ação foi realizada em centro de idosos na capital, dentro do programa ‘A Justiça Eleitoral vai até você – Voto 60+’, da Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep)

Uma oficina educativa organizada pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep) do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) incentivou a participação de pessoas acima dos 60 anos no processo eleitoral. A ação foi realizada, nesta segunda (3), com frequentadores do Centro de Referência da Cidadania do Idoso (Creci) situado no Vale do Anhangabaú, na capital. A iniciativa faz parte do programa “A Justiça Eleitoral vai até você – Voto 60+”.
- Dia Internacional do Idoso: mesários 60+ reforçam compromisso com a democracia
 - Conheça alguns dos mesários mais experientes de São Paulo
 - Pessoas idosas ampliam participação no eleitorado
 
Durante o encontro, idosas e idosos puderam tirar dúvidas sobre o processo eleitoral e ainda participaram de uma votação simulada nas urnas eletrônicas. Os equipamentos foram programados em módulo de treinamento. O projeto da Ejep busca fortalecer a participação cidadã por meio da exposição dialogada e da atividade com as máquinas do sistema eletrônico de votação. Nas eleições de 2024, pessoas acima dos 70 anos representaram 10% do eleitorado paulista.
Em outubro, o TRE-SP recebeu o selo “Tribunal Amigo da Pessoa Idosa” do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O prêmio é concedido a órgãos da Justiça que implementam medidas efetivas para assegurar prioridade de atendimento e respeito aos direitos dos idosos.








