Justiça Eleitoral julga improcedente ação de abuso do poder político contra Geraldo Alckmin, João Doria e Bruno Covas

Nesta quinta-feira (10), o juiz da 1ª Zona Eleitoral, Sidney da Silva Braga, julgou improcedente ação de investigação judicial em que o governador Geraldo Alckmin foi acusado de abuso do poder político em benefício do prefeito eleito, João Doria, e de seu vice, Bruno Covas, todos do PSDB. A ação foi movida pelo Ministério Público, Fernando Haddad e a Coligação "Mais São Paulo".

Ilustração para propaganda irregular, fiscalização de propaganda e etc.

Nesta quinta-feira (10), o juiz da 1ª Zona Eleitoral, Sidney da Silva Braga, julgou improcedente ação de investigação judicial em que o governador Geraldo Alckmin foi acusado de abuso do poder político em benefício do prefeito eleito, João Doria, e de seu vice,  Bruno Covas, todos do PSDB. A ação foi movida pelo Ministério Público, Fernando Haddad e a Coligação "Mais São Paulo". 

O primeiro motivo apontado pela ação, considerado lícito por Silva Braga, dizia respeito "à quebra de neutralidade por parte do governador do Estado", que posou para fotografia ao lado do então pré-candidato João Doria, em visita a moradores do bairro de Paraisópolis, em 18/06/2016, antes da escolha do candidato do partido nas convenções do PSDB. "O representado Geraldo Alckmin, como cidadão e membro filiado a partido político, tem o direito de apoiar o candidato de seu partido e de sua preferência, sem que isso caracterize desvio ético ou abuso do poder", afirmou o magistrado em sua decisão. 

Outro ponto levantado referia-se à troca do secretário do Meio Ambiente no estado. O questionamento era o de que a substituição teria se dado para entregar o cargo do primeiro escalão do governo estadual a pessoa filiada ao PP, em troca da obtenção de mais tempo de propaganda eleitoral gratuita dos postulantes à prefeitura João Doria e Bruno Covas. "A livre nomeação e exoneração são materializadas por ato administrativo discricionário, ou seja, sujeito à avaliação de conveniência e oportunidades pelo governador do estado", disse Silva Braga, e concluiu que "não há abuso de poder na conduta do governador de nomear quadros de partidos aliados". Por fim,  o juiz não viu irregularidades na utilização do slogan  "acelera SP", que é nome de um projeto do governo do Estado, pelos candidatos João Doria e Bruno Covas em suas campanhas. A Justiça Eleitoral já havia entendido na representação 7985 que a campanha de João Doria poderia utilizar tal slogan (veja a notícia). 

Conforme o juiz, "no âmbito do Direito Eleitoral, pode configurar abuso de poder, em tese, toda conduta abusiva de má utilização de um direito ou de uma situação ou posição jurídicas, com o objetivo e gravidade suficiente para influenciar indevidamente o resultado das eleições". 

Cabe recurso ao TRE.

 

Ação de Investigação Judicial Eleitoral: 171756

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr

Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido