TRE retira multa imposta a candidata por panfletos supostamente ofensivos a Netinho

Na sessão plenária de ontem, os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo aceitaram as razões da candidata a vereadora pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), MARISA DOS SANTOS MENDES, conhecida como MARISA DO METRÔ, e retiraram a multa de R$ 2 mil aplicada pelo juiz eleitoral de primeiro grau.

A penalidade havia sido imposta por realização de propaganda em local supostamente proibido – distribuição de panfletos no Metrô - e com conteúdo que ultrapassava o direito à crítica do também candidato a vereador, pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), JOSÉ DE PAULA NETO, o NETINHO, segundo entendeu o juiz.

Conforme a decisão do TRE, a representação não é o instrumento adequado para a apuração de eventual conduta criminosa. A corte paulista entendeu ainda que não há provas sobre o local exato da distribuição dos panfletos e, dessa forma, retirou a multa aplicada. “Não há qualquer prova de que o panfleto foi, de fato, distribuído no interior de prédio público (estação de Metrô)”, afirma o juiz relator do processo, Paulo Hamilton.

A lei eleitoral não permite realização de propaganda eleitoral em bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público ou que a ele pertençam (Res. TSE 23.370/11, art. 10).

Cabe recurso ao TSE.

Processo: 181313

 

Siga nosso twitter oficial @TRESPjusbr

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Icone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido