Setembro Acessível: TRE-SP promove evento sobre acessibilidade e enfrentamento ao capacitismo

Videocast será transmitido no YouTube no dia 24 e discutirá inclusão e cidadania

Videocast será transmitido no YouTube no dia 24 e discutirá inclusão e cidadania

No Brasil, celebra-se em 21 de setembro o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, reforçando a importância da inclusão e da garantia de direitos fundamentais. Oficializada pela Lei nº 11.133/2005, a data chama atenção para as barreiras que são persistentes e para a necessidade de conscientização sobre o respeito.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2024, mais de 1,4 milhão de eleitores declararam ter algum tipo de deficiência, sendo 445,4 mil apenas em São Paulo.

A coordenadora de Gestão da Acessibilidade, Inovação e Sustentabilidade (Coais), Mariucha Lourenço Santos de Souza, ressalta que o evento “Setembro Acessível” do TRE-SP, realizado desde 2021 em anos não eleitorais, é essencial para ampliar a conscientização sobre acessibilidade dentro e fora da Justiça Eleitoral. “A iniciativa fortalece a busca pela equidade no tratamento das pessoas com deficiência e combate o processo de invisibilidade que muitas vezes enfrentam”, afirma.

Com esse propósito, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que tem a acessibilidade como um de seus pilares institucionais, promoverá no dia 24 de setembro o evento “Setembro Acessível: uma conversa sobre os caminhos possíveis para o enfrentamento do capacitismo”. A atividade será transmitida no canal do YouTube do TRE-SP, a partir das 15h.

A Coordenadora da Coais acrescenta que o videocast abordará diferentes dimensões do tema. “Convidamos dois especialistas para discutir os impactos psicológicos do capacitismo, os avanços e desafios da legislação, como a Lei Brasileira de Inclusão e a Resolução CNJ nº 401/2021, o papel das instituições públicas na promoção da acessibilidade, além da importância da representatividade, do uso da tecnologia e de estratégias que revertam a exclusão histórica das pessoas com deficiência.”

O encontro contará com a participação de Silvia Grecco, ativista pelos direitos das pessoas com deficiência e atual secretária municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, reconhecida internacionalmente após receber o FIFA Fan Award 2019 por narrar partidas de futebol para o filho Nickollas, cego e com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); e de Marco Antônio Ferreira Pellegrini, especialista em tecnologia assistiva, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e ex-secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, homenageado com o Prêmio Nacional de Direitos Humanos (2018).

A mediação ficará a cargo de Juan Ocampo Bernárdez, analista judiciário do TRE-SP e ex-coordenador da Coais.


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido