TRE-SP cassa dois vereadores de General Salgado por fraude à cota de gênero nas Eleições 2024

A Corte anulou os votos do PSD e declarou a inelegibilidade de uma candidata fictícia

Retotalização redefine composição na Câmara Municipal e garante vaga à candidata Maria de Fátima...

Na sessão plenária dessa terça-feira (16), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) manteve a decisão de primeira instância que reconheceu a fraude à cota de gênero no registro de candidaturas a vereador do Partido Social Democrático (PSD) de General Salgado e cassou os mandatos dos vereadores Marcos Antônio de Alencar (Marcão Professor) e Rodrigo Alexandre Bonetto (Rodrigo Bonetto).

A votação foi unânime e cassou o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do partido, anulando todos os votos recebidos pela agremiação nas Eleições 2024. Além disso, a candidata fictícia Claudinéia Trindade Messias teve a inelegibilidade declarada por oito anos a contar das eleições de 2024

A ação, proposta por João Domingos Ferraz Liebana, alegou que a candidatura de Claudinéia foi meramente formal, sem gastos efetivos de campanha e com prestação de contas demonstrando apenas o recebimento de R$50,00. Alegou-se também que a candidata não obteve nenhum voto, nem mesmo o seu próprio voto, e filiou-se ao partido na data-limite para participação no pleito, o que, junto aos demais indícios, demonstraria a clara intenção de fraudar a cota de gênero. 

De acordo com o processo, o PSD de General Salgado lançou dez candidatos a vereador, sendo sete homens e três mulheres, o que tornava a candidatura de Claudinéia necessária para o registro da chapa, a fim de atingir o mínimo de 30% do artigo 10, §3º, da Lei 9.504/1997

“[O processo] não demonstrou que ela reunisse o objetivo ou situação compatível ao engajamento em campanha, realidades que justificam o reconhecimento de fraude à cota de gênero. E não há prova de desistência tácita dessa candidata, que em tese poderia justificar a ausência de ânimo de concorrer”, afirmou o relator, desembargador Encinas Manfré, reconhecendo o desvio de finalidade da candidatura de Claudinéia e presentes os elementos da Súmula 73 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Após a publicação da decisão, a 225ª Zona Eleitoral de Auriflama será comunicada para a retotalização dos votos para vereador, com novo cálculo do quociente eleitoral e partidário.

Cabe recurso ao TSE.

Processo: 0600791-52.2024.6.26.0225 

imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido

Aviso de Privacidade

O Portal do TRE-SP utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com o nosso aviso de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.