Corregedoria Eleitoral de São Paulo inicia ciclo de inspeções em cinco zonas eleitorais
Com novo corregedor e calendário adaptado para o ano eleitoral, inspeções buscam padronizar atendimento e serviços prestados

O ciclo anual de inspeções da Corregedoria Regional Eleitoral de São Paulo (CRE-SP) teve início este mês, sob o comando do novo corregedor e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Roberto Maia Filho. As visitas correicionais passaram por cinco zonas eleitorais (ZE) nas regiões de Araçatuba e da Baixada Santista. As inspeções seguem cronograma previsto na Portaria CRE-SP nº 9 de 2026 e têm o objetivo de padronizar e aprimorar o atendimento ao eleitorado e os serviços administrativos e judiciários de cada cartório.
Em observação ao ano eleitoral, para que o Tribunal e cartórios possam focar na organização do pleito, o ciclo de inspeções está programado para ir até julho, um período mais curto do que o usual. A previsão é que 21 zonas eleitorais sejam visitadas pela CRE-SP até a conclusão do ciclo.
Seguindo o calendário estabelecido pela CRE, as visitas de fevereiro tiveram início no dia 3, com a 406ª ZE – Praia Grande, que administra um eleitorado de 135.205 pessoas, divididas em 385 seções eleitorais e 46 locais de votação. Prosseguiram no dia 4, com a 119ª ZE – Cubatão, responsável por 89.469 eleitores, 315 seções e 35 locais de votação.
Já na última semana do mês, no dia 24, as inspeções passaram pela 299ª ZE – Araçatuba, que também engloba a cidade de Santo Antônio do Aracanguá e está encarregada de 79.459 eleitores, 287 seções e 37 locais de votação. Na quarta (25), a equipe da Corregedoria visitou a 225ª ZE – Auriflama, que atende também eleitores de General Salgado, Guzolândia, Nova Castilho e São João de Iracema, e coordena 25.573 eleitores em 80 seções eleitorais e 12 locais de votação.
Concluindo as visitas do mês, no dia 26 de fevereiro, a 146ª ZE – Valparaíso recebeu a CRE-SP. A zona eleitoral, responsável também pelo eleitorado das cidades de Lavínia e Bento de Abreu, possui 21.784 eleitores, 67 seções eleitorais e 7 locais de votação.
As inspeções são realizadas por equipe multidisciplinar de servidores do Tribunal, que verifica aspectos como a tramitação processual, a organização de documentos, o controle de materiais e a infraestrutura de cada unidade. Após as visitas, realizam-se reuniões com as equipes locais para primeiras observações e, em até 30 dias, a CRE-SP remete ao juiz eleitoral um relatório detalhado com recomendações para aprimorar o atendimento e a qualidade dos serviços da Justiça Eleitoral.












