Desembargadores Encinas Manfré e Roberto Maia são eleitos presidente e vice do TRE-SP para o biênio 2026-2027

Escolhidos por aclamação, magistrados estarão à frente da Corte Eleitoral durante as eleições gerais do próximo ano; posse solene ocorrerá em fevereiro, no Palácio da Justiça

Escolhidos por aclamação, magistrados estarão à frente da Corte Eleitoral durante as eleições ge...

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) elegeu, por aclamação, durante sessão solene realizada nesta quinta (18), os desembargadores José Antonio Encinas Manfré e Roberto Maia Filho para os cargos de presidente e vice-presidente da Corte, respectivamente. Os magistrados estarão à frente da Justiça Eleitoral paulista no biênio 2026–2027. A juíza decana do Tribunal, Maria Cláudia Bedotti, deu posse formal aos desembargadores Encinas Manfré e Roberto Maia.

Encinas Manfré é o 50º presidente da instituição e irá liderar o maior colégio eleitoral do país durante as eleições gerais de 2026. No próximo pleito, mais de 33 milhões de eleitores paulistas deverão comparecer às urnas para a escolha de deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente da República.

Escolhidos por aclamação, magistrados estarão à frente da Corte Eleitoral durante as eleições ge...
Desembargador Encinas Manfré

No discurso de posse, o desembargador enfatizou a satisfação em assumir o cargo após ter atuado como vice-presidente e corregedor regional eleitoral no biênio 2024–2025. Segundo Manfré, assumir a Presidência do maior Tribunal Regional Eleitoral do Brasil representa uma honra e, sobretudo, uma grande responsabilidade. “Assumo a Presidência do TRE-SP, o maior do país, após 40 anos na carreira da magistratura de São Paulo, em cujo interior do Estado, durante 13 anos, fui juiz eleitoral em diversos pleitos, antes e depois do advento da urna eletrônica”.

Ao citar o ministro Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Manfré destacou “que o Judiciário é uma instituição de Estado cuja atuação se orienta exclusivamente pelo interesse público, pelos princípios republicanos e pelo compromisso inegociável com o bem comum”. Segundo o magistrado, integridade e transparência são pilares fundamentais para a confiança da República em sua magistratura.

Ainda em seu discurso, o desembargador afirmou que essas diretrizes reforçam o compromisso assumido por sua gestão, assim como o de seus antecessores, de conduzir o Tribunal com ética, transparência e dedicação, garantindo o respeito ao voto de cada cidadã e cidadão e o melhor atendimento ao eleitorado, de forma a preservar e fortalecer a confiança da sociedade. Para Manfré, trata-se de um dever mínimo da instituição.

Combate à desinformação e IA

O desembargador reforçou que o enfrentamento à desinformação, às notícias falsas e a outras formas de adulteração digital, como as deepfakes, será prioridade. “Faremos assim com firmeza, transparência e diálogo, envolvendo plataformas digitais, instituições acadêmicas e outras da sociedade civil, órgãos públicos e com todos os que sabem que proteger o eleitorado é salvaguardar a democracia.”

Manfré chamou a atenção para a era das velozes transformações digitais e da Inteligência Artificial. “Continuamente devemos praticar renovação tecnológica, uma vez que a democracia, a justiça e a cidadania são indissociáveis”, disse, acrescentando que o TRE-SP é vanguardista desde 2022 em relação à IA generativa. “Na gestão do desembargador Silmar, um chatbot foi lançado para tirar dúvidas sobre emissão do primeiro título, regularização do documento, multa, biometria, entre outros serviços.”

O presidente também recordou os 30 anos da urna eletrônica e projetou os desafios das eleições de 2026. “Nas próximas eleições, a urna eletrônica estará completando trinta anos, cujo sistema de coleta de votos é límpido, rápido, seguro e democrático”, destacou.

Novo corregedor e vice-presidente

O desembargador Roberto Maia Filho ao assumir a Vice-Presidência do Tribunal, acumulará, conforme prevê o regimento interno, a função de corregedor regional eleitoral, sendo responsável pela fiscalização e orientação dos serviços eleitorais no estado. Em seu discurso, ele destacou a representatividade e a diversidade da composição do Tribunal. “Todos nós, membros desta Corte, recebemos um mandato de dois anos, palavra que vem do latim manu datum, que significa ‘de mãos dadas’, simbolizando a confiança que nos foi outorgada para representar a sociedade.”

Escolhidos por aclamação, magistrados estarão à frente da Corte Eleitoral durante as eleições ge...
Desembargador Roberto Maia

Além disso, o vice-presidente solicitou que todos enfrentem juntos os desafios do próximo pleito. “Que este 18 de dezembro represente o prenúncio de uma eleição pacífica, ordeira e civilizada. Que possamos, juntos, cumprir as leis, respeitar a Constituição e contribuir para a pacificação social e o fortalecimento da democracia.”

Posse solene

A posse solene dos desembargadores José Antonio Encinas Manfré e Roberto Maia Filho está marcada para o dia 27 de fevereiro, às 17h, no Palácio da Justiça, com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-SP no YouTube

No biênio 2026–2027, o magistrado Renato de Andrade Siqueira ocupará o cargo de juiz assessor da Presidência. Já o atual secretário da Corregedoria, André Luiz Pavim, será o novo diretor-geral do TRE-SP.

Saudações e reconhecimento

Durante a sessão solene, membros da Corte e autoridades presentes prestaram homenagens aos novos dirigentes do Tribunal. A decana do TRE-SP, juíza Maria Cláudia Bedotti, afirmou haver plena convicção quanto à capacidade de Encinas Manfré e Roberto Maia à frente do TRE-SP: “Temos a certeza de que os desembargadores reúnem todas as condições para conduzir este Tribunal com firmeza, diálogo e absoluto compromisso com a Constituição Federal.” Segundo ela, essa atuação é essencial para reafirmar o papel da Justiça Eleitoral como instância imparcial de organização do processo eleitoral.

O juiz Cláudio Langroiva destacou a tranquilidade e seriedade do novo presidente. “Tenho certeza de que deixará sua marca na defesa da democracia nessa casa. Ao lado do vice-presidente Roberto Maia, dará segurança aos trabalhos desta Corte”. Já o juiz Regis de Castilho ressaltou a serenidade e firmeza do desembargador Encinas Manfré. “Temos certeza de que teremos prosseguimento de todos os avanços anteriores.”

O juiz Rogério Cury exaltou as capacidades jurídica e acadêmica dos novos presidente e vice. “Vossas Excelências mostram isso cotidianamente. Para os senhores ficou evidente que o direito não foi uma opção, o direito foi uma vocação. O direito para as Vossas Excelências é um sacerdócio e uma profissão de fé.”

Já o desembargador Mairan Maia Junior destacou a confiança na nova gestão do Tribunal, afirmando que a Corte recebe com entusiasmo os novos dirigentes. “Tenho a convicção de que será um biênio produtivo, de trabalho sério, em que, de forma conjunta, poderemos atender às legítimas demandas da sociedade por um Tribunal tão pujante e relevante quanto o TRE de São Paulo.”

Advocacia e Ministério Público

Representando a Ordem dos Advogados do Brasil – seção São Paulo (OAB-SP), o advogado Ricardo Vita Porto destacou a trajetória e a experiência do novo presidente e vice-presidente. “Vossas Excelências receberam a confiança de seus pares, prepararam-se para essa missão e são magistrados experientes. Ambos já atuaram como juízes e, se optaram por retornar à Justiça Eleitoral, é porque gostam e, assim como nós, também a amam.”

Sobre o presidente eleito, enfatizou um traço pessoal. “Entre os muitos predicados do desembargador Manfré, destaco aquele que, para mim, mais o caracteriza: apesar de convicções firmes, é um juiz sensível, sempre preocupado em buscar e praticar a melhor Justiça.” Ao encerrar, Vita Porto afirmou ter convicção de que Encinas Manfré e Roberto Maia exercerão suas funções com excelência. “Temos a certeza de que vossas excelências desempenharão com brilho a missão que hoje lhes é confiada, superando os muitos desafios que se impõem, especialmente diante das eleições gerais do próximo ano.”

Em nome do Ministério Público, o procurador regional eleitoral, Paulo Taubemblatt, também se manifestou. “O desembargador, após sólida trajetória na magistratura do estado, detentor de igualmente exitoso desempenho acadêmico, chega à Presidência desse Tribunal, coroando com sucesso a jornada que aqui nesta casa teve início como juiz de primeiro grau e até recentemente na missão de vice-presidente e corregedor de centenas de juízes eleitorais pulverizados em território estadual”.

O procurador destacou que ao seu lado estará o desembargador Roberto Maia, com “qualificações pessoais e profissionais já reconhecidas no universo eleitoral e a quem também se deseja um profícuo mandato. A data de hoje consagra, portanto, um novo dia para nascer, para começar e para recomeçar. A renovação que se impõe por determinação do sistema jurídico deve ser saudada com satisfação e otimismo. Pois é o que sugere a qualificação pessoal dos novos dirigentes da Corte.”

Prestigiaram a solenidade os ex-presidentes da Corte, desembargadores Paulo Sérgio Galizia, Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior e Mário Devienne Ferraz. Também estiveram presentes a juíza substituta da Corte, Claudia Fanucchi; os juízes Maria Domitila Prado Manssur, Fernanda Colombini, Ronnie Herbert Barros Soares e Diogo Rais; o diretor-geral do TRE-SP, Claucio Corrêa, o Secretário de Justiça do Município de São Paulo, André Lemos Jorge, além dos desembargadores Francisco Eduardo Loureiro e Luís Francisco Aguilar Cortez — respectivamente, presidente e vice-presidente eleitos do TJSP para o biênio 2026-2027.

Trajetória de José Antonio Encinas Manfré

Natural de Cafelândia (SP), José Antonio Encinas Manfré é graduado em direito pela Faculdade de Direito de Bauru, da Instituição Toledo de Ensino, e possui mestrado e doutorado em direito das relações sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ingressou na magistratura em 1985 como juiz substituto da 36ª Circunscrição Judiciária, em Araçatuba, com atuação nas comarcas de Paulo de Faria, Pereira Barreto e Araçatuba.

Em 1998, assumiu a 2ª Vara de Família e Sucessões Central da Capital e, em 2012, foi promovido a desembargador, passando a integrar a 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

No âmbito do TRE-SP, atuou como juiz substituto e juiz efetivo na classe de juiz de direito entre 2011 e 2012. Posteriormente, exerceu a função de juiz substituto na classe de desembargador de 2020 a 2023, período em que também atuou como ouvidor eleitoral. Em seu primeiro biênio como juiz efetivo na classe de desembargador, ocupou os cargos de vice-presidente e corregedor regional eleitoral.

Perfil de Roberto Maia Filho

Natural de São Paulo, Roberto Maia Filho é graduado em direito pela PUC-SP, instituição na qual também obteve os títulos de mestre em direito ambiental e doutor em direito. Antes de ingressar na magistratura, atuou como advogado e procurador do Estado.

Nomeado juiz em 1989, iniciou sua carreira na comarca de Santos, passando posteriormente pelo foro distrital de Pirapozinho e pelas comarcas de Fernandópolis, Cubatão e Capital. Atualmente, é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da PUC-SP e da Escola Paulista da Magistratura (EPM).

Em 2022, foi empossado como membro substituto da Corte na classe de desembargador e, após cumprir seu biênio, passou a integrar o TRE-SP na classe de juiz efetivo.

Processo de escolha

A composição e a sucessão dos membros dos Tribunais Regionais Eleitorais seguem as regras estabelecidas no artigo 120 da Constituição de 1988. Os TREs são formados por sete membros efetivos: dois desembargadores do Tribunal de Justiça, dois juízes de direito, um juiz do Tribunal Regional Federal com sede na capital  ou, na ausência deste, um juiz federal e dois advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, nomeados pelo presidente da República a partir de lista tríplice indicada pelo Tribunal de Justiça.

Os magistrados exercem mandato de dois anos, permitida uma recondução por igual período, sendo vedado o exercício por mais de dois biênios consecutivos.

imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido

Aviso de Privacidade

O Portal do TRE-SP utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com o nosso aviso de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.