Dia Nacional da Democracia é celebrado neste 25 de outubro

Data marca a morte do jornalista Vladimir Herzog pela ditadura militar e destaca o papel da Justiça Eleitoral na consolidação do Estado Democrático de Direito

Data marca a morte do jornalista Vladimir Herzog pela ditadura militar e destaca o papel da Just...
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A palavra “democracia” se originou na Grécia Antiga, da união dos termos dêmos (povo) e kratía (governo ou poder), significando, em sua essência, “governo do povo”. No Brasil, esta ideia se materializa por meio de instituições que garantem o exercício do voto, a alternância de poder e o respeito ao Estado Democrático de Direito.

Há mais de nove décadas, a Justiça Eleitoral brasileira desempenha o papel de guardiã dessa forma de governo. Seu trabalho envolve desde a inclusão de milhões de cidadãs e cidadãos no processo eleitoral até a implementação de inovações tecnológicas constantes para garantir a realização de eleições seguras, legítimas e transparentes.

Em um ano, no dia 4 de outubro de 2026, mais de 150 milhões de brasileiras e brasileiros, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), voltarão às urnas eletrônicas para o 1º turno das eleições gerais. Somente no estado de São Paulo, são mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores. Se necessário, o 2º turno será realizado no dia 25 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores.

A eleição presidencial de 2026 será a 14ª realizada no país desde a redemocratização de 1945. Essa trajetória histórica ressalta a importância do Dia Nacional da Democracia, comemorado neste 25 de outubro. A data foi escolhida para marcar a morte do jornalista Vladimir Herzog, em 1975, um momento trágico da ditadura militar que perdurou de 1964 a 1985.

Quem foi Vladimir Herzog

Militante em defesa da democracia e do fim da censura, Herzog era diretor de jornalismo da TV Cultura quando foi convocado a prestar esclarecimentos no DOI-Codi, um dos órgãos de repressão do regime. 

A versão oficial à época afirmava que Herzog teria se enforcado com um cinto, tendo sido divulgada até mesmo uma foto do suposto enforcamento. No entanto, sua morte causou profunda indignação popular e tornou-se um marco na luta pela redemocratização do Brasil, consolidada com a promulgação da Constituição Federal de 1988.

Há sete anos, a Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Brasil por negligência na investigação do assassinato do jornalista, classificado como crime de lesa-humanidade, e determinou uma série de medidas reparatórias.

imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido