Corregedor eleitoral de SP participa de encontro que reúne Corregedorias de todo o país em Roraima

Desembargador Encinas Manfré esteve no 57° encontro do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB), em Boa Vista

O secretário da CRE-SP, André Luiz Pavim, a servidora Eneida Nakano, o corregedor regional eleit...
O secretário da CRE-SP, André Luiz Pavim, a servidora Eneida Nakano, o corregedor regional eleitoral e vice-presidente do TRE-SP, des. Encinas Manfré, e o juiz assessor da Corregedoria, Renato de Andrade Siqueira

O avanço na digitalização dos serviços eleitorais, a implantação de cartórios virtuais e as iniciativas para otimizar o fluxo de trabalho para as eleições 2026 foram alguns dos temas debatidos na 57ª edição do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB). O evento, realizado em Boa Vista (RR), teve início na quarta (29) e termina neste sábado (1º). O corregedor regional eleitoral e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Encinas Manfré, participou das discussões do encontro, organizado pelo TRE de Roraima.

O presidente do CCORELB e corregedor do TRE-PR, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, destacou a relevância do evento para a atuação das Corregedorias Eleitorais e explicou que o órgão tem a função precípua de fiscalizar o andamento dos trabalhos nas zonas eleitorais, colaborando diretamente para a organização do pleito. “Precisamos preparar as pessoas para que as eleições ocorram da melhor maneira possível. Temos que estar sempre atentos a toda a evolução tecnológica. Precisamos estar atentos aos programas, aos mecanismos que são colocados à disposição da Justiça, dos servidores e, principalmente, da população.”

Ele acrescentou que a Justiça Eleitoral não atua somente no dia de eleição. “Todo o processo eleitoral passa pela Justiça Eleitoral. O alistamento eleitoral, o registro de candidaturas, as impugnações a candidaturas, a propaganda eleitoral, as prestações de contas, as ações de investigação eleitoral. Cada vez que nos encontramos, é exatamente para visualizarmos o que está sendo feito, o que é preciso melhorar e as ferramentas tecnológicas que temos para que democracia, justiça e cidadania caminhem juntas.”

A programação oficial, que incluiu painéis, palestras e discussões técnicas, contou com a participação da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Maria Isabel Gallotti Rodrigues, corregedora-geral da Justiça Eleitoral. Também foram apresentadas as ações da Ouvidoria Eleitoral Indígena do TRE-RR, criada para melhorar o diálogo com comunidades indígenas da região.

Além do corregedor regional do TRE-SP, participaram do encontro o juiz assessor da Corregedoria de São Paulo, Renato de Andrade Siqueira, o secretário da CRE-SP, André Luiz Pavim, e a servidora da unidade Eneida Nakano. Ao fim do evento, a Carta de Boa Vista vai apresentar as principais propostas elencadas pelas Corregedorias Regionais Eleitorais de todo o país.

Colégio de Corregedores Eleitorais

Fundado em 2000, na cidade de São Luís (MA), o CCORELB é uma associação nacional sem fins lucrativos que reúne corregedoras e corregedores dos TREs, além do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, que é membro nato honorário e presidente de honra do colegiado. Entre os objetivos do colégio, estão o aperfeiçoamento dos trabalhos realizados, a uniformização de diretrizes e o compartilhamento de boas práticas.


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido