Celebração do Dia do Servidor no TRE-SP tem palestra sobre a importância do propósito
Evento reuniu plateia presencial no plenário da Corte Eleitoral paulista e foi transmitido pelo canal do TRE-SP no YouTube

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) realizou, nesta terça (28), a “Comemoração ao Dia do Servidor Público”, no plenário da Corte Eleitoral paulista. O presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, enfatizou o papel e o comprometimento das servidoras e servidores da Justiça Eleitoral no desempenho da missão institucional. “Celebrar esta data é, antes de mais nada, reconhecer o valor de quem dedica seu tempo, sua energia e sua competência ao interesse público. É lembrar que por trás de cada processo, de cada atendimento, de cada eleição realizada com eficiência e integridade, há pessoas comprometidas, éticas e, muitas vezes, silenciosas em sua dedicação diária.” O evento teve transmissão ao vivo pelo canal do TRE-SP no YouTube.
Para marcar a celebração, a professora e palestrante Denise Moraes foi convidada para falar sobre propósito. Com experiência nos campos da gestão e cultura organizacionais, Moraes discursou sobre a importância de encontrar um propósito no trabalho que se faz e de como a sua percepção deriva de um processo de autoconhecimento e de construção por cada indivíduo. “O propósito não é um mapa pronto. Ele precisa ser construído. Eu preciso descobrir qual a razão de fazer o que faço e por que está ligado às minhas atividades diárias, ao que escolhi realizar”, pontuou.
A palestrante também elogiou o balanço da pesquisa de clima organizacional efetuada na instituição em 2023, citando o dado como prova de alinhamento entre o propósito das servidoras e dos servidores e o da instituição. “O propósito é um motor que move pessoas, equipes e organizações. É o porquê que dá sentido às ações e conecta colaboradores”, enfatizou. Mencionou, ainda, os benefícios que a presença de propósito traz para saúde mental, a exemplo do menor risco de depressão e de ansiedade, além do aumento da satisfação no trabalho e nas atividades diárias.
A coordenadora de Gestão de Eleições do TRE-SP, Luna Chino, contou como seu senso de propósito foi sendo construído pelo contato com os colegas e suas experiências de trabalho
Pratas da Casa
Duas servidoras foram selecionadas pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) para compartilhar com a comunidade do TRE-SP suas experiências dentro do órgão. A primeira a falar foi a coordenadora de Gestão de Eleições (Cogel) do TRE-SP, Luna Chino, que contou como seu senso de propósito foi sendo construído pelo contato com os colegas e com suas experiências de trabalho.
Destacando que atualmente o serviço público sofre maior cobrança da sociedade a respeito do trabalho que entrega, Luna declarou que “a gente está aprendendo a lidar com isso como instituição. Eu sinto que, a cada nova eleição, as pessoas estão batendo com um aríete na porta da democracia”. Ainda complementou: “Tenho certeza que cada um de nós que faz parte da Justiça Eleitoral é quem está segurando esse portão. Tenho muito orgulho de fazer parte disso e de trabalhar com todos vocês, porque, além de defender a legitimidade do processo eleitoral, também fazemos parte da defesa da democracia.”
Em sua fala, a chefe da ZE 315ª — Osasco, Luciana Vigo Paradella, deu testemunho dos desafios enfrentados logo no início da carreira. Logo que assumiu seu cargo, em 2006, no último dia de alistamento eleitoral, ela se deparou com uma fila gigantesca. Após enfrentar o desafio de atender aquela multidão, logo descobriu que o seu propósito ao trabalhar na Justiça Eleitoral seria “servir aos cidadãos”. Em 2013, quando assumiu a chefia, descobriu o propósito de servir também aos seus colegas de trabalho.
Paradella contou, ainda, que passou por situações inusitadas. Em 2020, durante a pandemia, a sede do cartório sofreu um incêndio que comprometeu toda a estrutura do prédio e foi necessário mudar de endereço. “E foi nessa época que todas e todos nós do cartório percebemos que, se não trabalhássemos em equipe, de mãos dadas, não conseguiríamos nos mudar e ter entregado a eleição de 15 de novembro de 2020 com excelência”, relembrou.
Encerrando o evento, o diretor-geral do TRE-SP, Claucio Corrêa agradeceu e elogiou as falas de Luna e Luciana e tratou do vínculo entre propósito e compromisso. “Ser servidor público, além do propósito, é ter o compromisso de fazer o nosso melhor de servir a sociedade. As instituições não funcionam sem os servidores. Sem a gente, a instituição só vira um papel, uma instituição formal. Nós estamos todos ligados de alguma forma, de alguma maneira e trabalhamos todos para o mesmo fim”, concluiu.








