Mês da Consciência Negra: veja como incluir dados de cor ou raça no cadastro eleitoral

Eleitorado pode fazer autodeclaração durante procedimentos de emissão ou atualização do título; coleta permite o aperfeiçoamento e a especialização dos serviços eleitorais

Eleitorado pode fazer autodeclaração durante procedimentos de emissão ou atualização do título; ...

Embora brasileiras e brasileiros que se identificam como pretos ou pardos sejam maioria (55,5% da população, sendo o Censo de 2022), essa porcentagem ainda não se reflete nos registros da Justiça Eleitoral. Em São Paulo, mais de 29 milhões de pessoas com título (88,6% do eleitorado paulista) ainda não forneceram informações sobre cor ou raça. No Mês da Consciência Negra, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) reforça a orientação para queeleitores atualizem seus dados por meio do Autoatendimento ou presencialmente, nos cartórios do estado.

De acordo com o art. 42 da Resolução TSE nº 23.659/2021, que trata da gestão do cadastro eleitoral, os formulários de requerimentos feitos à Justiça Eleitoral são “orientados à concretização do princípio da dignidade da pessoa humana, do direito à autodeclaração e das finalidades de adequada identificação da pessoa eleitora e de coleta de informações necessárias para o aperfeiçoamento e a especialização dos serviços eleitorais”.

A atualização é feita de forma simples, fácil e on-line. O procedimento na internet exige o número do título de eleitor ou CPF, data de nascimento, cópia digitalizada de documento de identificação e foto estilo selfie. Na seção “Dados sociais”, o eleitor deve preencher raça/cor e, se for o caso, informar se pertence a comunidade quilombola.

Equidade racial

Desde 2022, a Justiça Eleitoral instituiu, por meio da Portaria TSE nº 230, a Comissão de Promoção de Igualdade Racial. O grupo é responsável  por elaborar estudos e projetos para ampliar a participação da população negra nas eleições e combater o preconceito racial no processo eleitoral.

O TRE-SP tem histórico de participação em iniciativas que defendem a importância da equidade nas relações humanas. Desde 2023, o Tribunal faz parte do Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), iniciativa que visa promover a igualdade, equidade, combate e prevenção ao racismo estrutural e institucional no Poder Judiciário. Em setembro passado, também aderiu à Rede Equidade, do Senado Federal.

Entre as iniciativas já realizadas pelo Tribunal nessa área, destacam-se a "Exposição Motirô", sobre povos indígenas do estado e a  mostra "Quilombos: RasTREando nossas origens", ambas realizadas a partir de ações do Programa de Inclusão Político-Eleitoral, da Justiça Eleitoral paulista, que busca facilitar o acesso ao voto de pessoas que vivem em regiões de difícil acesso, como aldeias indígenas, quilombos e comunidades rurais.

Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado nesta quinta (20) em todo o país. A data faz referência ao dia em que Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, o maior da história, teria sido capturado e morto, em 1695. Ele é considerado símbolo da luta e da resistência dos negros ao regime escravocrata e ao racismo.


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido