No Mês da Consciência Negra, série “Diálogos Transformadores” debate intolerância religiosa
Exibição de novo episódio da série de videocasts da Justiça Eleitoral paulista será às 15h desta segunda (17), no canal do TRE-SP no YouTube; participantes receberão certificado

No Mês da Consciência Negra, a intolerância religiosa é tema da nova edição da série “Diálogos Transformadores”, que será transmitida ao público nesta segunda (17), a partir das 15h, no canal do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) no YouTube. O evento busca provocar reflexões sobre os direitos humanos e reforçar o compromisso da Justiça Eleitoral paulista no enfrentamento a todas as formas de discriminação.
Um dos participantes do debate é o mestre e doutor em linguística e semiótica pela Universidade de São Paulo (USP) Sidnei Barreto Nogueira. Babalorixá e escritor, é considerado uma das principais lideranças nas temáticas étnico-raciais, sobretudo das pautas antirracistas. Coordenador e professor do primeiro curso de Afroteologia na cidade de São Paulo, é autor dos livros “Coisas do Povo do Santo” e “Intolerância Religiosa”.
Também dialoga sobre o tema o mestre em direito processual penal e doutor em direito constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Hédio Silva Júnior. Advogado das religiões afro-brasileiras no Supremo Tribunal Federal (STF) e ativista do movimento negro, presidiu as comissões de Direitos Humanos e de Liberdade Religiosa da OAB-SP. É autor de livros e artigos sobre liberdade de crença, racismo, racismo religioso, ações afirmativas e defesa do patrimônio cultural afro-brasileiro.
Outro convidado é o frei Guilherme Pereira Anselmo Júnior, graduado em letras clássicas/língua grega pela USP, mestre em teologia pela PUC-SP e doutorando em tradução pela USP. Professor de línguas clássicas e disciplinas bíblicas, é padre e vigário da Paróquia Santa Suzana, no Morumbi, zona sul da capital.
Ainda contribui para as discussões o servidor do TRE-SP Luis Felipe de Oliveira Reis, coordenador de Planejamento e Governança do Tribunal. Mestre em matemática pela Universidade Federal do ABC e licenciado em matemática pela USP, é especialista em administração pública pela Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP). Possui certificado em inteligência artificial pela Universidade Stanford, e em inteligência artificial generativa pela DeepLearning.AI.
Certificado de participação
A transmissão conta com recursos de acessibilidade, como intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legendas. Haverá emissão de certificado a quem confirmar presença durante a exibição. O evento está em conformidade com o Pacto Nacional do Judiciário pelos Direitos Humanos e o Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial, dos quais o TRE-SP faz parte.
A série também alinha-se à Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Assédio Sexual e da Discriminação, instituída pela Resolução nº 351/2020, do Conselho Nacional de Justiça; à Resolução CNJ nº 364/2021, que trata da instituição da Unidade de Monitoramento e Fiscalização de decisões e deliberações da Corte Interamericana de Direitos Humanos; e à Resolução CNJ nº 440/2022, que instituiu a Política Nacional de Promoção à Liberdade Religiosa e Combate à Intolerância no âmbito do Poder Judiciário.








