Presidente do TRE-SP abre encontro das escolas judiciárias eleitorais em Curitiba

O desembargador Silmar Fernandes, que também preside o Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais, discursou na solenidade de abertura, que teve a participação dos ministros do TSE Cristiano Zanin e Vera Lúcia

O desembargador Silmar Fernandes, que também preside o Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciá...

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes, abriu a 24ª edição do encontro nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje), que ocorre em Curitiba. Com o tema “Cidadania digital e letramento eleitoral: pilares para um futuro democrático”, a reunião teve início na quinta (13), na sede do TRE do Paraná. O desembargador Silmar Fernandes também preside o Codeje. A abertura solene contou com o ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Cristiano Zanin e a ministra substituta da Corte Eleitoral Vera Lúcia Santana Araújo, que participaram do evento por meio de videoconferência.

Durante o discurso, Zanin, que também é o diretor-executivo da Escola Judiciária do Tribunal Superior Eleitoral (EJE-TSE), saudou a organização do encontro realizada pelo TRE-PR . “Cumprimento igualmente o desembargador Silmar Fernandes, presidente do TRE de São Paulo, da Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep) e do Codeje, profissional que também se destaca na docência, ministrando e inspirando alunos na área do direito penal”, disse. 

Segundo o ministro, a atuação do desembargador Silmar Fernandes, à frente da Presidência do Codeje, cumulada com os encargos da Presidência do TRE-SP e da respectiva escola, “evidencia a valorização desse colegiado, enfatiza a importância da alteridade da gestão e contribui para fortalecer a rede com a diversidade advinda das diferentes regiões do nosso país”. Zanin acrescentou que a EJE do TSE está sempre disponível para uma atuação concertada com o Codeje, “com o objetivo de fomentar ações sistematizadas que concretizem todo o potencial das escolas judiciárias eleitorais”.

Desafios no ano eleitoral

Ao abrir o encontro, o desembargador Silmar Fernandes destacou que os desafios das escolas eleitorais são ampliados com a proximidade do pleito de 2026. “Os desafios exigem de nossas escolas agilidade, inovação e, principalmente, capilaridade. Diante da complexidade da desinformação e das novas tecnologias, nossa missão é ampliada. Precisamos alcançar o eleitor e os mesários, fornecendo as ferramentas para que a escolha democrática seja livre, consciente e informada. A excelência na organização das eleições em todo o país é o reflexo mais direto do trabalho de capacitação realizado pelas escolas. Nesse colégio, o foco é alinhar boas práticas e compartilhar diretrizes”, disse.

Antes da solenidade de abertura, que ocorreu à noite, o evento iniciou suas atividades com a apresentação de um diagnóstico das escolas judiciárias eleitorais e com o levantamento de propostas e temas que podem ser incluídos na Carta do XXIV Codeje. À tarde, hove dois painéis: “A Escola  Judiciária como Espaço de Formação do Eleitor: Caminhos e Obstáculos para as Eleições 2026” e “Metodologias Ativas no Ensino de Cidadania - Projetos integradores".

Programação do encontro

Nesta sexta (14), o encontro também se inicia com discurso do desembargador Silmar Fernandes. O evento segue com a deliberação da reunião dos coordenadores das EJEs e o painel do assessor-chefe da EJE do TSE, Jillian Roberto Servat. Para finalizar a manhã, haverá uma reunião dos diretores das EJEs.

Durante a tarde, o professor e juiz substituto do TRE-SP Diogo Rais retomará as atividades com a aula magna “Letramento Eleitoral e Democracia Digital: Desafios para o Século XXI”. Ao fim, após as deliberações finais do evento, será apresentada a Carta do XXIV CODEJE e realizada eleição para os cargos da diretoria do Codeje. A programação pode ser conferida na página oficial do encontro.


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido