Linguagem Simples em órgãos públicos vira lei; veja as iniciativas do TRE-SP

Regulamento estabelece a Política Nacional de Linguagem Simples, que tem o objetivo de dar aos cidadãos informações governamentais de forma clara e objetiva

Regulamento estabelece a Política Nacional de Linguagem Simples, que tem o objetivo de dar aos c...

Agora é dever. Foi instituída a Política Nacional de Linguagem Simples para os órgãos dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), por meio da Lei n° 15.263, publicada nesta segunda (17), no Diário Oficial da União (DOU). O regulamento objetiva uma comunicação mais efetiva à população. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) segue essas práticas em sua rotina institucional.

A linguagem simples, conforme a lei, caracteriza-se como o conjunto de técnicas relacionadas à propagação de uma comunicação clara e objetiva, em que as palavras, a estrutura e a disposição dos elementos da mensagem permitam ao cidadão encontrar informações mais facilmente, para que sejam compreendidas e utilizadas em seu dia a dia.

No campo da Justiça Eleitoral, a iniciativa se caracteriza como uma linguagem direta e compreensível a todos na produção das decisões judiciais e na comunicação geral com a sociedade — medida essencial principalmente no período eleitoral, a cada dois anos, quando a população sente na prática o efeito do trabalho da instituição.

O diploma legal, sancionado na sexta (14), traz diretrizes sobre como os órgãos públicos devem implementar, em sua comunicação, a linguagem simples, ao redigir frases em ordem direta, usar palavras comuns, usar sinônimos de termos técnicos ou explicá-los na própria mensagem.

Pacto pela linguagem simples

Desde fevereiro de 2024, o TRE-SP faz parte do Pacto Nacional do Poder Judiciário pela Linguagem Simples, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que consiste na adoção de ações e projetos a serem desenvolvidos em todos os segmentos da Justiça.

Ao longo dessa empreitada, o Tribunal paulista vem realizando ações para o fortalecimento da cultura de uma linguagem mais direta e informativa para a população, como a elaboração da cartilha "Linguagem Simples na Prática".

Em outubro deste ano, o TRE-SP recebeu o Selo Linguagem Simples, fornecido pelo CNJ (veja os contemplados). O reconhecimento dá luz às iniciativas do Tribunal com o uso da linguagem simples, como o espaço no site do órgão dedicado a informações aos mesários.

Em anos anteriores, o TRE-SP também realizou iniciativas para uma comunicação mais simples e inclusiva, como a contratação, em 2023, dos serviços de Libras (Língua Brasileira de Sinais), audiodescrição e legendagem.

Em 2024, também houve a Campanha de Linguagem Simples no TRE-SP, direcionada à promoção da técnica na sede do Tribunal e nos cartórios eleitorais de todo o estado.


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido