Encontro da Justiça Eleitoral Paulista debate estratégias de gestão e ações para as Eleições 2026
Com o tema “Juntos por uma gestão saudável, inclusiva e colaborativa", 4ª edição do evento interno do TRE-SP reuniu servidores de cartórios, gestores da secretaria e magistrados

Servidoras, servidores e integrantes da magistratura participaram do 4º Encontro da Justiça Eleitoral Paulista para debater ações preparatórias para as Eleições 2026 e sugerir propostas para otimizar a gestão e o fluxo de trabalho no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Com o tema “Juntos por uma gestão saudável, inclusiva e colaborativa", o evento foi realizado da quarta (7) até a última sexta (9) no Auditório Ruy Barbosa, na Universidade Mackenzie, e na sede do Tribunal.
O presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, afirmou que o encontro proporcionou uma oportunidade para aprimorar cada vez mais as entregas da instituição à sociedade. “É por isso que eu sempre digo em todos os cantos que a Justiça Eleitoral é composta por um quadro técnico de excelência”, comentou, destacando que o preparo do corpo de servidores é fundamental para a realização das atividades do Tribunal.
A ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Edilene Lôbo participou do evento de forma virtual. Junto com o juiz substituto do TRE-SP, Diogo Rais, ela falou sobre “Soberania Popular, Cidadania Digital e Ultratecnologização”. Os magistrados fizeram considerações sobre a influência da tecnologia nas relações humanas, no exercício da cidadania e a importância da Justiça Eleitoral como produtora de inteligência nacional a serviço da democracia.
Prevenção do assédio
Referência no tema do assédio no trabalho, a acadêmica Lis Andréa Soboll fez palestra sobre a “Prevenção do Assédio e Bem-Estar no Trabalho: Promovendo Ambientes Saudáveis”. A professora e pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) destacou a importância da gestão humanizada no serviço público. A palestra também integrou as atividades Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação, que ocorreu concomitantemente ao 4º Encontro da Justiça Eleitoral Paulista.
Durante o evento, chefes de cartórios eleitorais da capital e do interior participaram de oficinas sobre mesários voluntários e liderança humanizada. Em outra atividade, puderam discutir e elaborar propostas para as metas nacionais do Poder Judiciário para 2026. A chefe da 265ª Zona Eleitoral – Ribeirão Preto, Maria Alexandra Soares, contou que o debate para a construção conjunta das metas foi motivador. “A gente percebe que as nossas ideias convergem para um propósito, que é entregar com eficácia os nossos serviços da Justiça Eleitoral.”
Força de trabalho e gestão dos cartórios
Outra dinâmica com os chefes de cartório compilou ideias para otimizar a força de trabalho e a gestão das unidades. Os participantes foram divididos em oito grupos para analisar a rotina de trabalho e propor melhorias em questões como atendimento ao eleitor, controle administrativo e possibilidade de uso de Inteligência Artificial nas tarefas, entre outras. As propostas formatadas pelos grupos foram apresentadas aos demais servidores durante o encontro.
Em outro momento, gestoras e gestores da secretaria do Tribunal também se reuniram para tratar dos desafios da liderança e da sucessão no TRE. A Justiça Eleitoral paulista conta com plano para preparar novas pessoas para ocupar posições críticas e de liderança, garantindo a continuidade dos trabalhos. Na ocasião, eles ainda puderam assistir à palestra “Construindo uma Vida Boa: o Papel das Emoções e das Conexões Significativas”, da psicóloga Ana Cláudia Mendonça, servidora do TSE.
Na programação do evento, também houve espaço para a sustentabilidade. Servidores do Tribunal falaram sobre a pegada de carbono (medida da quantidade de gases de efeito estufa emitidos pelo órgão), formas de compensá-la e o Plano de Descarbonização do TRE-SP. Além disso, os cartórios das 189ª ZE — Itanhaém, 333ª ZE – Pedreira e 287ª ZE – Mogi das Cruzes foram premiados por projetos internos de boas práticas desenvolvidos para as eleições.
Boas práticas e reconhecimento a servidores
Na sexta (9), a Secretaria de Comunicação (Secom) do TRE-SP entregou prêmios a vencedores do 2º Concurso Interno de Fotografia Eleições em Imagem 2024 a servidores das 37ª ZE – Capão Bonito, 424ª ZE – Jundiaí e 392ª ZE – Ponte Rasa. Os participantes do encontro ainda assistiram a uma palestra sobre felicidade corporativa, proferida por Renata Rivetti, fundadora da “Reconnect Happiness At Work”, empresa especializada em liderança positiva. Também ouviram histórias inspiradoras de mulheres, em depoimentos das servidoras Cristina Tenca (chefe da 390ª ZE – Cangaíba) e Adriana Schiassi (requisitada da 424ª ZE – Jundiaí).
Antes do encerramento, foi feito um reconhecimento a duas servidoras e dois servidores pelo trabalho prestado na função de liderança ao longo de décadas no TRE-SP. As mulheres condecoradas foram a chefe de cartório Lucília Granero (259ª ZE – Saúde) e a líder da Seção de Suporte ao Usuário, Rosineia Honda. Entre os homens, o prêmio foi para Marco Antônio Dega Pinto, à frente da 246ª ZE – Santo Amaro, e o chefe da Seção de Processamento do Cadastro, Henrique Nagano.
O diretor-geral do TRE-SP, Claucio Corrêa, destacou que o encontro buscou deixar reflexões no corpo de servidores. “Espero que, ao final, todos saiamos de uma maneira diferente de como entramos, refletindo as mensagens sobre liderança e qualidade de vida”. Ele agradeceu a todos pela presença e ideias apresentadas por chefes de cartório e servidores, acrescentando que os servidores das zonas eleitorais e da sede do Tribunal devem caminhar juntos. “Nós estamos sempre juntos, estamos no mesmo barco. A nossa preocupação, de todos os gestores que estão aqui, é buscar de alguma maneira diminuir a tensão e o estresse e melhorar o processo de gestão das eleições”, concluiu.
Veja as fotos do 4º Encontro da Justiça Eleitoral Paulista no Flickr do TRE-SP.