Agenda institucional do TRE-SP
Presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, prestigia cerimônia de passagem de comando da Polícia Militar

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE–SP), desembargador Silmar Fernandes, representou a Corte em solenidade de passagem de comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP). A cerimônia, realizada na manhã desta sexta-feira (23) na Academia Militar do Barro Branco, na zona norte de São Paulo, contou com a participação do governador Tarcísio de Freitas.
Na ocasião, o coronel José Augusto Coutinho assumiu o cargo de comandante-geral da PM, substituindo o coronel Cássio Araújo de Freitas, que passou para a reserva após 40 anos de serviços prestados à corporação. Ele ocupava o cargo desde janeiro de 2023.
O coronel Cássio falou do sentimento de dever cumprido em sua despedida. “Se tem algo que motiva o bom soldado é uma missão atribuída a ele. Hoje eu finalizo meu propósito embainhando minha espada, mas não meu espírito”, declarou.
O novo comandante, coronel PM Coutinho, agradeceu a confiança depositada em seu trabalho. “Meu comando dará continuidade ao que vinha sendo desenvolvido pelo comandante Cássio. Saibam que terão, na minha pessoa, um comandante leal e sempre pronto para atender e ajudar o bom policial. As parcerias com as demais forças de segurança, com o Ministério Público, o Poder Judiciário e demais órgãos serão renovadas e outras iniciadas.”
Também participaram do evento o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado; o vice-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira, representando o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; os secretários estaduais Guilherme Derrite (Segurança Pública) e Fábio Prieto de Souza (Justiça e Cidadania); o deputado federal Gilberto Nascimento; o comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Marco Antonio Ismael Trovão; o comandante militar do Sudeste, general de exército Pedro Celso Coelho Montenegro; o comandante do IV Comando Aéreo Regional, major-brigadeiro do ar Luiz Cláudio Macedo Santos; o ministro do Superior Tribunal Militar, general Guido Amin Naves; o presidente Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, desembargador militar Enio Luiz Rossetto; o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa; a procuradora-geral do Estado de São Paulo, Inês Maria dos Santos Coimbra de Almeida Prado; a defensora pública-geral de São Paulo, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho; o desembargador José Damião Pinheiro Machado Cogan; o vice-prefeito de São Paulo, coronel PM Ricardo Mello Araújo; entre outras autoridades.