Solidariedade tem votos para vereador anulados em Monte Mor por fraude à cota de gênero

TRE-SP manteve decisão de 1ª instância que reconheceu a fraude ocorrida nas eleições 2024; uma candidata e a presidente do partido ficarão inelegíveis por oito anos

Fraude à cota de gênero

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), em votação unânime, manteve decisão do juízo da 358ª Zona Eleitoral que reconheceu a fraude no registro de candidatura das vereadoras e vereadores do partido Solidariedade de Monte Mor nas Eleições 2024. A decisão, proferida na sessão de julgamento desta quinta-feira (22), anulou os votos recebidos pela agremiação e declarou a inelegibilidade da candidata Andreia Aparecida Rodrigues Alves e de Tamira Nilson Perandre, presidente do diretório municipal do partido, por oito anos a partir do pleito de 2024.

A ação foi ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral, que demonstrou no processo que a candidatura de Andreia Aparecida Rodrigues Alves foi registrada apenas com a intenção de atingir percentual de gênero. Foi constatado que a candidata, além de ter a votação zerada, não votou em si mesma, já que compareceu às urnas no dia do pleito.

Segundo o desembargador Cotrim Guimarães, relator do processo, além da votação zerada, a prestação de contas da candidata não informou movimentação financeira e não foi demonstrado nenhum ato de campanha. De acordo com o magistrado, esses elementos confirmam que a escolha de Andreia ocorreu apenas para preencher a cota de gênero prevista no parágrafo 3º do artigo 10 da Lei nº 9.504/1997.

A Corte negou os recursos de Andreia e Tamira e manteve a decisão de 1ª instância. Além da candidata, Tamira Nilson Perandre também teve a inelegibilidade declarada pelo período de oito anos a contar das eleições de 2024, pois foi responsável pela prática do ato irregular na condição de presidente do Solidariedade de Monte Mor.

O Tribunal decidiu também pela cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) do partido e anulação dos votos recebidos. Haverá recontagem dos votos para vereador, com novo cálculo do quociente eleitoral e partidário. Nenhum candidato foi eleito em 2024 pelo Solidariedade. A 358ª Zona Eleitoral, responsável pelo município de Monte Mor, será comunicada da decisão para que designe data para realização da retotalização do resultado da eleição. 

Cabe recurso ao TSE.


Processo: 0601050-36.2024.6.26.0358

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido