Servidores e juíza do TRE Paraíba trocam experiências durante intercâmbio no TRE-SP

Iniciativa faz parte do programa ValoriZE-se, do Tribunal paraibano; integrantes do projeto conheceram boas práticas institucionais desenvolvidas pela Justiça Eleitoral paulista

O diretor-geral do TRE-SP, Claucio Corrêa, além de secretários e gestores do Tribunal paulista, ...

Representantes do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) estiveram no TRE de São Paulo, entre terça (9) e esta quinta (11), para trocar experiências em práticas eleitorais, gestão administrativa e inovação tecnológica. Durante as visitas, que fazem parte de um intercâmbio do programa ValoriZE-se, da Justiça Eleitoral paraibana, eles puderam conhecer a secretaria do Tribunal paulista, além de Zonas Eleitorais da capital e Grande São Paulo.

A juíza Alessandra Varandas, titular da 11ª ZE – Areia (PB), que é gestora do projeto ValoriZE-se, e os chefes de cartório da 29ª Zona Eleitoral (ZE), Makarena Nunes, e da 25ª ZE, João Paulo de Medeiros Santos, participaram do intercâmbio promovido pelo TRE-PB. Eles tiveram reuniões com gestores, secretários e o diretor-geral do TRE-SP, Claucio Corrêa, que ressaltou a importância da troca de experiências e projetos entre TREs do país. 

“O TRE-SP é o maior colégio eleitoral do país, com desafios em relação ao tamanho da estrutura da organização. Mas temos uma equipe excelente de servidores muito qualificados”, afirmou o diretor-geral.

Para a juíza Alessandra Varandas, a iniciativa do TRE-PB traz luz às práticas e ao trabalho realizado pelos TREs antes e durante os pleitoss. “Quando conhecemos outros Tribunais, descobrimos projetos, a dinâmica de trabalho, a forma como eles interagem com os eleitores, o que tem dado certo e as ideias futuras. E vamos abraçando essas ideias em busca de melhorias, principalmente, para as eleições de 2026”, disse. 

1/ Galeria de imagens

No TRE-SP, os representantes da Paraíba conheceram a sala-cofre, a biblioteca, as seções de infraestrutura e de arquivo e o Centro de Memória Eleitoral, onde viram modelos de urnas produzidas entre 1940 e 2020. Ainda estiveram no Espaço Democrático Poeta Paulo Bonfim (espaço cultural) e no estúdio de gravação da Secretaria de Comunicação. 

Além disso, assistiram uma apresentação da Coordenadoria de Acessibilidade, Inovação e Sustentabilidade e acompanharam parte da sessão plenária de terça, com a presença do presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes. “Nós estamos recebendo a visita de colegas do TRE da Paraíba. Sintam-se abraçados. Sejam muito bem-vindos ao nosso Tribunal. Espero que aproveitem esse intercâmbio”, disse.

Projeto de Assunção

Os servidores também foram apresentados à Política de Assunção do TRE-SP  e realizaram visita à sede das seis ZEs de Santo André, contempladas pelo projeto. A iniciativa do TRE-SP visa a instalação de sedes próprias e a assunção dos encargos financeiros de edifícios da Justiça Eleitoral. O objetivo do Tribunal é padronizar os estabelecimentos e aperfeiçoar o atendimento ao eleitorado. Já na capital, houve visita à 3ª ZE – Santa Efigênia.

No último dia do intercâmbio, eles ainda acompanharam apresentações sobre a Secretaria de Tecnologia da Informação, a Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep) e a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE).

A servidora Makarena Nunes comentou que conhecer o maior tribunal eleitoral do país foi um privilégio. “Podemos aprender com um TRE maior e tentar padronizar essas ideias para a nossa Paraíba.” Já o servidor João Paulo apontou os resultados positivos que podem surgir com a reunião das equipes. “É uma experiência enriquecedora. Esse projeto permite conhecer as experiências e as práticas que vêm dando certo nos TREs.”

A servidora Makarena Nunes, a juíza eleitoral Alessandra Varandas e o servidor João Paulo de Med...
A servidora Makarena Nunes, a juíza eleitoral Alessandra Varandas e o servidor João Paulo de Medeiros Santos

Programa ValoriZE-se

O programa de intercâmbio ValoriZE-se foi instituído por meio da Portaria TRE-PB nº 232/2025. A iniciativa visa compartilhar e replicar boas práticas institucionais já em execução em TREs do país. Os participantes do projeto são escolhidos com base no desempenho no Prêmio de Eficiência das Zonas Eleitorais e no Ranking de Eficiência.

imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido

Aviso de Privacidade

O Portal do TRE-SP utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com o nosso aviso de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.