Servidores e juíza do TRE Paraíba trocam experiências durante intercâmbio no TRE-SP
Iniciativa faz parte do programa ValoriZE-se, do Tribunal paraibano; integrantes do projeto conheceram boas práticas institucionais desenvolvidas pela Justiça Eleitoral paulista

Representantes do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) estiveram no TRE de São Paulo, entre terça (9) e esta quinta (11), para trocar experiências em práticas eleitorais, gestão administrativa e inovação tecnológica. Durante as visitas, que fazem parte de um intercâmbio do programa ValoriZE-se, da Justiça Eleitoral paraibana, eles puderam conhecer a secretaria do Tribunal paulista, além de Zonas Eleitorais da capital e Grande São Paulo.
A juíza Alessandra Varandas, titular da 11ª ZE – Areia (PB), que é gestora do projeto ValoriZE-se, e os chefes de cartório da 29ª Zona Eleitoral (ZE), Makarena Nunes, e da 25ª ZE, João Paulo de Medeiros Santos, participaram do intercâmbio promovido pelo TRE-PB. Eles tiveram reuniões com gestores, secretários e o diretor-geral do TRE-SP, Claucio Corrêa, que ressaltou a importância da troca de experiências e projetos entre TREs do país.
“O TRE-SP é o maior colégio eleitoral do país, com desafios em relação ao tamanho da estrutura da organização. Mas temos uma equipe excelente de servidores muito qualificados”, afirmou o diretor-geral.
Para a juíza Alessandra Varandas, a iniciativa do TRE-PB traz luz às práticas e ao trabalho realizado pelos TREs antes e durante os pleitoss. “Quando conhecemos outros Tribunais, descobrimos projetos, a dinâmica de trabalho, a forma como eles interagem com os eleitores, o que tem dado certo e as ideias futuras. E vamos abraçando essas ideias em busca de melhorias, principalmente, para as eleições de 2026”, disse.
No TRE-SP, os representantes da Paraíba conheceram a sala-cofre, a biblioteca, as seções de infraestrutura e de arquivo e o Centro de Memória Eleitoral, onde viram modelos de urnas produzidas entre 1940 e 2020. Ainda estiveram no Espaço Democrático Poeta Paulo Bonfim (espaço cultural) e no estúdio de gravação da Secretaria de Comunicação.
Além disso, assistiram uma apresentação da Coordenadoria de Acessibilidade, Inovação e Sustentabilidade e acompanharam parte da sessão plenária de terça, com a presença do presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes. “Nós estamos recebendo a visita de colegas do TRE da Paraíba. Sintam-se abraçados. Sejam muito bem-vindos ao nosso Tribunal. Espero que aproveitem esse intercâmbio”, disse.
Projeto de Assunção
Os servidores também foram apresentados à Política de Assunção do TRE-SP e realizaram visita à sede das seis ZEs de Santo André, contempladas pelo projeto. A iniciativa do TRE-SP visa a instalação de sedes próprias e a assunção dos encargos financeiros de edifícios da Justiça Eleitoral. O objetivo do Tribunal é padronizar os estabelecimentos e aperfeiçoar o atendimento ao eleitorado. Já na capital, houve visita à 3ª ZE – Santa Efigênia.
No último dia do intercâmbio, eles ainda acompanharam apresentações sobre a Secretaria de Tecnologia da Informação, a Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep) e a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE).
A servidora Makarena Nunes comentou que conhecer o maior tribunal eleitoral do país foi um privilégio. “Podemos aprender com um TRE maior e tentar padronizar essas ideias para a nossa Paraíba.” Já o servidor João Paulo apontou os resultados positivos que podem surgir com a reunião das equipes. “É uma experiência enriquecedora. Esse projeto permite conhecer as experiências e as práticas que vêm dando certo nos TREs.”

Programa ValoriZE-se
O programa de intercâmbio ValoriZE-se foi instituído por meio da Portaria TRE-PB nº 232/2025. A iniciativa visa compartilhar e replicar boas práticas institucionais já em execução em TREs do país. Os participantes do projeto são escolhidos com base no desempenho no Prêmio de Eficiência das Zonas Eleitorais e no Ranking de Eficiência.













