Estudantes do ensino médio visitam o cartório eleitoral de Lençóis Paulista
Ação contou com apresentação de temas do processo eleitoral, seguido por simulação de eleição e emissão de títulos

O cartório da 161ª Zona Eleitoral – Lençóis Paulista, na região de Bauru, foi palco da visita de duas turmas de estudantes do 2ª ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Vera Braga Franco Giacomini. No total, 45 alunas e alunos participaram da ação, realizada nos dias 26 e 27 de novembro. No mês passado, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) lançou o “Guia do Jovem Eleitor” para orientar novos eleitores sobre o processo de alistamento, a segurança da urna eletrônica e o papel de cada cidadão na consolidação da democracia.
Para a chefe da unidade cartorária, Marcela Esteves, a ação está alinhada à campanha Jovem Eleitor, demonstrando o papel da comunidade nesse tipo de educação cívica. Conforme a gestora, a proposta se originou dos professores da escola, João Paulo Ramos e Wandreson José Rodrigues, que há muitos anos atuam como mesários.
- TRE-SP lança cartilha para incentivar o alistamento de jovens para as Eleições 2026
- Estudantes de direito participam de ação educativa sobre processo eleitoral no TRE-SP
- “Justiça Eleitoral vai até você”: jovens tiram o título em colégio da capital durante ação do TRE-SP
“Os professores estavam trabalhando em sala de aula o tema cidadania. A partir deste ponto, entraram em contato conosco solicitando uma visita técnica para apresentação da urna eletrônica aos alunos. Ao recebermos o pedido, vimos a oportunidade de ampliarmos o objetivo e propusemos apresentar a Justiça Eleitoral, suas rotinas internas, seu funcionamento no dia da eleição, a instalação de uma seção eleitoral, a votação propriamente dita e, principalmente, estimular o alistamento eleitoral dos jovens do ensino médio”, disse Marcela.
Para cada turma, as visitas tiveram aproximadamente três horas de duração, adotando-se a mesma lista de atividades em ambos os dias. “Recebemos os jovens e iniciamos uma conversa sobre o processo eleitoral. Tiramos dúvidas, falamos sobre as principais fake news divulgadas, sobre a lisura e transparência durante todo o processo, e de temas como candidaturas, direitos e deveres do eleitor, voto em branco e voto nulo”, assinalou a gestora.

Após a conferência inicial, passou-se a uma dinâmica mais prática, com as alunas e alunos simulando um cenário de votação. “Os jovens puderam simular o dia da eleição, tanto no papel de mesário quanto no de eleitor. Neste momento, imprimimos a zerésima, explicando sobre sua importância, e, ao final, também o Boletim de Urna com a conferência do que foi depositado na urna”, complementa Marcela. A visita foi concluída pela coleta de biometria e emissão do título de eleitor dos estudantes.
Embora tenha sido a primeira visita desse tipo na 161ª ZE, o resultado foi bastante positivo, detalhe que pode ser percebido pela avaliação das alunos e alunos participantes. Paola Oliveira Lima, 17 anos, destacou a importância de saber como funcionava o processo de votação, a atuação do mesário e, por fim, a emissão do título.
“Foi uma experiência bem legal, pude conhecer uma urna e todo o processo tanto para votar e também para o mesário. Foi também muito bom ter tirado o meu título, pois assim posso exercer o meu papel de cidadã”, comentou a aluna.
Avaliação similar também foi feita por Ana Paula Lidione, 16, que ressaltou o contato pela primeira vez com a urna, como muitos de seus colegas, e parabenizou a didática das servidoras e servidores do cartório na condução das atividades.
“Muitos dos meus colegas de sala nunca tinham visto uma urna, fora que agora sabemos o que fazer quando a nossa vez chegar, explicaram tudo muito perfeitamente e até consequências que eu não sabia que existiam quando não se vota. Acho que aprendemos muito e ganhamos muitos conhecimentos necessários para o nosso senso de cidadania”, destacou a jovem.








