Inscrição de mesário está aberta; número de voluntários mais que dobrou em SP

Quantidade de pessoas que buscaram a Justiça Eleitoral sem convocação obrigatória saltou de 112.352 em 2018 para 259.925 nas Eleições 2022. Aumento no período foi de 131%

Imagem com 5 pessoas, sendo 4 mulheres e um homem, de diversas etnias, com os dizeres venha ser ...

A cerca de um ano das eleições municipais de 2024, o cadastro de mesários do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) está aberto e continua recebendo inscrições de interessados em contribuir com os trabalhos do próximo pleito.

Nas Eleições 2022, a quantidade de mesárias e mesários voluntários (aqueles que buscam a Justiça Eleitoral sem convocação obrigatória) mais que dobrou em comparação às eleições gerais de 2018.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de pessoas que se voluntariaram para participar da mesa receptora de votos em São Paulo saltou de 112.352 em 2018 para 259.925 no ano passado, um aumento de 131%.

Ao todo, o estado contou com 410.670 mesários no 1º turno de 2022, somando os 259.925 voluntários e outros 150.745 convocados. No 2º turno, houve uma pequena variação, totalizando 409.654 pessoas aptas a atuar nas seções eleitorais.

Quem pode ser mesário?

Qualquer pessoa maior de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral pode se inscrever de forma voluntária. Basta acessar o site do TRE-SP e preencher um formulário. Também é possível fazer o cadastro pelo aplicativo e-Título, ou no cartório eleitoral em que o eleitor está inscrito.

Segundo a legislação eleitoral, a atividade não pode ser exercida, por exemplo, por aqueles que pertencem ao serviço eleitoral; candidatas ou candidatos, seus cônjuges e parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau; membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva, entre outros. Consulte as regras e restrições.

Além de certificado por serviços prestados à Justiça Eleitoral, os mesários ganham dois dias de folga para cada dia trabalhado e outros dois por dia de treinamento oficial para serem utilizados no emprego público ou privado, conforme acerto com o empregador. A Justiça Eleitoral também fornece auxílio-alimentação para o dia da votação.

Quem contribui com o processo eleitoral ainda tem preferência no desempate em concursos públicos, desde que haja previsão no edital. Caso esteja cursando a graduação, pode utilizar as horas trabalhadas como atividades complementares.

Programa Mesário Voluntário Universitário

Para captar mais voluntários, o TRE-SP implementou o Programa Mesário Voluntário Universitário, coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep). O objetivo é atrair colaboradores em universidades e aprofundar a consciência de cidadania desse público.

A participação da instituição de ensino superior no programa oferece a garantia de que as horas trabalhadas serão aproveitadas como atividades extracurriculares, o que não acontece com as universidades não conveniadas, que podem aceitar ou não o aproveitamento dessas horas.

Saiba mais sobre o programa.


imprensa@tre-sp.jus.br

Acompanhe nossas redes

Logo Facebook | Logo Instagram | Logo X | Logo Youtube | Logo Tik Tok 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido