Corregedores Eleitorais discutem diretrizes para as Cortes Regionais

Debates ocorreram no 52º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil, realizado no Rio de Janeiro; desembargador Silmar Fernandes, corregedor regional eleitoral de SP, recebeu medalha

52º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais, no Rio de JaneiroCorregedores Eleitorais discutem diretrizes para as Cortes Regionais

Entre os dias 25 e 27 de outubro, ocorreu no Rio de Janeiro o 52º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil. O objetivo foi discutir o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional e das ações, projetos e rotinas de trabalho na Justiça Eleitoral no âmbito de atuação das Corregedorias. 

Os temas abordados nos três dias de encontro foram: retomada do cadastramento biométrico do eleitorado, melhorias técnicas em sistemas utilizados pela Justiça Eleitoral (como o Título Net), acessibilidade para o voto, organização de locais de votação, preparação de mesários e cadastro eleitoral.

No dia 26, as corregedoras e corregedores assistiram a duas palestras. O secretário da Corregedoria (CRE) do TRE-RO, Fábio de Oliveira Ferraz, falou sobre iniciativas de cooperação judiciária na Justiça Eleitoral. O servidor mencionou projeto implementado em Roraima, que unifica esforços de zonas eleitorais em prol de cartórios que se encontrem com processos represados.

Por sua vez, a coordenadora de Atividades Judiciárias e Correcionais da CRE do TRE-SC, Aline Paola de Godoy, abordou a otimização de prazos internos para prestação de contas de partidos políticos. A servidora apontou medidas que ajudaram a agilizar a análise das prestações de contas em Santa Catarina, como a regulamentação de rotinas.

Medalha Guerreira Maria

No último dia do evento, o corregedor regional eleitoral de São Paulo e vice-presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, recebeu a Medalha Guerreira Maria. A honraria, que homenageia uma das líderes da Independência da Bahia, Maria Felipa de Oliveira, destina-se a reconhecer magistrados, personalidades, servidores e instituições por seus préstimos à democracia e à Justiça Eleitoral.

“Ser alçado ao patamar de homenageado pela Medalha Guerreira Maria me enriquece e me fortalece”, afirmou o desembargador Silmar Fernandes.

Desembargador Silmar Fernandes com a Medalha Maria Guerreira

Desembargador Silmar Fernandes com a Medalha Maria Guerreira

Além do desembargador, receberam a medalha o corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes (que não esteve presente), o desembargador Luiz Umpierre de Mello Serra, magistrado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e a secretária da Corregedoria-Geral Eleitoral e servidora do TRE-MG, Roberta Maia Gresta.

Também participaram do evento a juíza assessora da Corregedoria Regional Eleitoral de São Paulo, Fernanda Colombini, e o secretário da Corregedoria, André Pavim.


imprensa@tre-sp.jus.br

Acompanhe nossas redes

Logo Facebook | Logo Instagram | Logo Twitter | Logo Youtube | Logo Tik Tok 

Acesso rápido