Presidentes de TREs de todo o país se reúnem no Maranhão

Eleições 2024, segurança da informação e a importância da comunicação com a sociedade foram alguns dos temas discutidos no evento

Presidentes de TREs de todo o país na 80ª Coptrel
O presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Galizia (o segundo da dir. para a esq. na fileira de baixo), na 80ª edição do Coptrel

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Paulo Galizia, participou, quinta (23) e sexta-feira (24), da 80ª edição do Colégio de Presidentes de TREs (Coptrel), realizada em São Luís, no Maranhão.

A abertura oficial do evento foi realizada na quinta-feira pelo presidente do Coptrel e do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, desembargador Roberto Maynard Frank, e pela vice-presidente do Colégio e presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargadora Angela Salazar.

Após a cerimônia de abertura, os participantes assistiram à conferência “Os Desafios da Justiça Eleitoral na Sociedade Digital”, proferida pela ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Cláudia Bucchianeri. “Os ataques às instituições nos impõem não só a dar respostas céleres, mas também a promover ações a serviço da verdade e do aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito”, afirmou a ministra, destacando a importância de aprimorar a comunicação do Poder Judiciário com a sociedade.

Segundo a magistrada, é necessário "estreitar laços com a imprensa livre e responsável, com a sociedade civil organizada, com a rede pública e privada de ensino, com as empresas e outras instituições congêneres. Precisa se mostrar na internet e ser interessante aos jovens. Enfim, deve se exibir às cidadãs e aos cidadãos brasileiros para demonstrar e comprovar que, cumprindo o seu papel, está do lado e ao lado do povo desta grande nação. Aprimorar a comunicação com a sociedade é, portanto, o desafio do agora para todo o Poder Judiciário e, principalmente, para a Justiça Eleitoral”.

Na quinta à tarde, também houve a reunião dos diretores-gerais de todos os TREs, conduzida pelo diretor-geral do TSE, Rui Moreira de Oliveira. Na oportunidade, foram discutidos temas como orçamento, teletrabalho, concurso público, requisição de servidoras e servidores, segurança da informação, Eleições 2024 e aquisições para o cadastramento biométrico, entre outros. O diretor-geral do TRE-SP, Claucio Corrêa, representou São Paulo.

Nesta sexta, a programação continuou, entre outros tópicos, com discussões dos presidentes sobre criação de cargos para a Justiça Eleitoral e inclusão do direito eleitoral entre os conteúdos obrigatórios da graduação jurídica.

A juíza assessora da presidência do TRE-SP, Denise Indig Pinheiro, também participou do Coptrel acompanhando o presidente da Corte eleitoral paulista.

 

imprensa@tre-sp.jus.br

Curta nossa página no Facebook 

Siga nosso Twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido