Iniciativa estimula participação da população LGBTQIA+ no processo eleitoral

Projeto “Mesário LGBTQIA+: uma questão de respeito e de cidadania” foi idealizado pela 306ª ZE — Santo André

Mesa Receptora de Votos (MRV) no Colégio Arbos, um dos locais de votação em Santo André (SP) nas...
Mesa Receptora de Votos (MRV) no Colégio Arbos, um dos locais de votação em Santo André (SP) nas eleições de 2022

Com o objetivo incentivar a população LGBTQIA+ a participar do processo eleitoral, a 306ª Zona Eleitoral — Santo André tem convidado, desde as Eleições 2020, eleitoras e eleitores desse grupo a trabalharem nas funções de mesário e apoio logístico. A iniciativa faz parte do projeto “Mesário LGBTQIA+: uma questão de respeito e de cidadania”, desenvolvido pelo cartório eleitoral do ABC paulista.

De acordo com a chefe do cartório, Kelly Bassetto, a primeira iniciativa para inclusão do eleitorado LGBTQIA+ aconteceu em 2019 com o projeto “Transcidadania”, que consistiu em uma semana de ações de divulgação do direito de inclusão do nome social e da identidade de gênero no cadastro eleitoral. No ano seguinte, a equipe da unidade idealizou o projeto para recrutamento de mesárias e mesários entre o público referido e passou a convidar pessoas que haviam optado pelo nome social para atuarem como colaboradoras na eleição municipal de 2020.

“Era muito comum atendermos eleitoras e eleitores LGBTQIA+, que vinham regularizar a ausência aos turnos de votação. Então, conhecendo essas pessoas, e elas atendendo aos requisitos básicos legais da convocação dos mesários, a gente passou a incluí-las. Elas se sentem valorizadas, ficam muito orgulhosas com o respeito que todos têm ali, na mesa receptora de votos”, explica Kelly.

A divulgação do projeto contou com a colaboração da ONG ABCD’S, voltada ao apoio à população LGBTQIA+ em questões como saúde, emprego e direitos sociais. “A região da 306ª ZE tem um grande contingente de pessoas LGBTQIA+ marginalizadas. Então, fomos buscar essas pessoas, e houve o estreitamento de uma relação com a ONG. O tribunal imprimiu panfletos e a gente pediu à ONG que os distribuísse durante seus atendimentos. E assim fomos divulgando o projeto”, relembra a chefe. “Inclusive o próprio presidente da ONG, Marcelo Gil, nos auxiliou nesse sentido e foi nosso apoio logístico em 2020”, completa.

Na 306ª ZE, a busca por mesárias e mesários LGBTQIA+ é contínua e faz parte da rotina cartorária. “Seja no atendimento presencial ou analisando o cadastro, se tem a inclusão do nome social, é algo que nos chama a atenção”, declara Kelly.

Uma dessas pessoas é Melissa Muniz, que trabalhou como apoio logístico nas eleições de 2020. “É uma experiência maravilhosa saber que você também pode contribuir por algo melhor. O mundo está mudando graças a iniciativas como essa”, afirma.

Mesária desde as eleições de 2020, Mihany de Freitas também comemorou sua participação no processo eleitoral. “Me senti cidadã, com meus direitos e dignidade respeitados. Fui respeitada, me senti parte da democracia, isso é algo de suma importância para pessoas trans e travestis”, afirmou sobre sua primeira experiência como mesária. 

Mesária Mihany de Freitas, 306ª ZE - Santo André (SP) - TRE-SP

Mesária Mihany de Freitas, da 306ª ZE - Santo André.

O número de mesárias e mesários voluntários nas Eleições 2022 com nome social cadastrado chegou a 89 no Estado de São Paulo e a 517 em todo o Brasil.

Nome social

A inclusão do nome social e da identidade de gênero no cadastro eleitoral por transgêneros, travestis e transexuais é permitida desde março de 2018, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou a Resolução 23.562/18.

A opção pelo nome social tem crescido desde então. Em São Paulo, foram 10.035 eleitoras e eleitores aptos a votar nas Eleições 2022, número três vezes maior em relação ao ano de 2020, quando 3.122 haviam realizado o procedimento, e cinco vezes superior a 2018, quando foram às urnas 2.258 pessoas com o nome social.

Já no Brasil, foram 37.646 eleitoras e eleitores aptos nas eleições de outubro do ano passado, um aumento de 373,83% em relação a 2018, quando 7.945 pessoas solicitaram a inclusão do nome social à Justiça Eleitoral em todo o país.

Seja mesário voluntário.

imprensa@tre-sp.jus.br

Curta nossa página no Facebook 

Siga nosso Twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido