Lema das Eleições 2022 é reforçado em encontro do presidente do TSE com os regionais

Ministro Edson Fachin reforçou o compromisso da Justiça Eleitoral com a paz e a segurança durante o pleito

Reunião Presidentes TREs

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, se reuniu, na manhã desta segunda-feira (6), com os representantes dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país para reforçar o compromisso da Justiça Eleitoral na realização das Eleições 2022 em paz e com segurança.

A importância do combate às notícias falsas disseminadas com o intuito de atacar a credibilidade das eleições brasileiras também foi tema do encontro. Logo na abertura, Fachin agradeceu o trabalho de todos e destacou a importância do diálogo: “Esse intercâmbio de informações e a atuação coordenada de todos os tribunais eleitorais do país são fundamentais para a condução eficaz do processo eleitoral e, igualmente, para a defesa das nossas instituições democráticas, nesse período turbulento de nossa história” disse.

Segundo ele, para um país com dimensões continentais, em que cada região guarda suas especificidades, a organização das eleições é um desafio em si mesmo. “Mas, estamos seguros de que a Justiça Eleitoral brasileira está preparada para garantir a paz e para assegurar o resultado vindo das urnas, respeitando-se a soberania popular”, disse.

O ministro enfatizou que a Justiça Eleitoral, guardiã da democracia, proporcionará às cidadãs e aos cidadãos brasileiros eleições íntegras e justas, com paz e segurança. “Este é o lema de nossa gestão, que vem pregando a tolerância, o respeito à diferença. Estamos combatendo o bom combate e preservando a fé. Almejamos que a única arma a servir de instrumento para o bem do Brasil seja, portanto, o voto e o respeito pacífico à voz das urnas”, destacou.

Empenho de todos

Segundo o presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) e do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desembargador Leonardo Cupello, é com o pensamento de paz que os presidentes dos regionais têm trabalhado. “Esse é um momento de reflexão. Continuaremos a fazer o melhor, para atender aos anseios de cidadãs e cidadãos”, disse.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Francisco Djalma, lembrou da alteração no horário de início da votação no estado, devido ao fuso horário. “Trago aqui uma mensagem de nosso total empenho em fazer o melhor, empenhados nesse espírito de união, segurança e paz”, afirmou.

Já o presidente do Tribunal Regional de Alagoas (TRE-AL), desembargador Otávio Praxedes, enfatizou que os dissabores que a Justiça Eleitoral tem enfrentado entristecem a todos que integram a Justiça Brasileira. “Manifestamos nosso apoio e solidariedade ao ministro, lembrando que são 90 anos de Justiça Eleitoral e dezenas de eleições realizadas sem nenhuma fraude comprovada”, ressaltou.

Segundo o presidente do Tribunal Regional do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Roberval Casemiro, o clima no DF é de festa. “A festa da democracia. Estamos praticamente com tudo pronto e alinhado com o lema dessas eleições: paz e segurança”, disse.

A vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, contou uma das iniciativas do regional para combater a desinformação. “Estamos em diálogo com a comissão do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do TSE e com os partidos que possuem assento na Câmara Legislativa do estado para a construção conjunta de um compromisso público visando o combate às fake news”, explicou.

Um dos últimos a falar, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Paulo Galizia, cumprimentou o ministro Fachin “pela tenacidade em busca da união e por eleições tranquilas”.

Fonte: TSE

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Siga nosso twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido