Ampliação do JE Connect promete agilizar ainda mais apuração
Confira o tempo para a totalização dos votos na cidade de São Paulo nas eleições passadas

Nas Eleições 2020, 71 cidades do Estado de São Paulo utilizarão o sistema JE Connect para transmissão de resultados da apuração. A capital está entre elas, com cinco zonas eleitorais fazendo uso da ferramenta: 3ª (Santa Ifigênia), 258ª (Indianópolis), 350ª (Sapopemba), 371ª (Grajaú) e 381ª (Parelheiros). Ao todo, serão 46 cartórios envolvidos em todo o Estado, com 132 pontos de transmissão.
O JE Connect é uma tecnologia que viabiliza a transmissão do boletim de urna (BU) diretamente de alguns locais de votação, garantindo agilidade na totalização dos votos, sem comprometimento da segurança. O BU é o documento emitido em cada seção eleitoral após a conclusão da votação em uma urna eletrônica, contendo o total de votos recebidos por cada candidato e permanecendo à disposição para consulta pública na internet.
Funcionamento
Após os trâmites de encerramento da votação, inicia-se a transmissão dos resultados daquele local diretamente para o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), localizado na capital.
Esse procedimento é realizado por meio de um computador da Justiça Eleitoral, instalado no local de votação, e a conexão utiliza uma rede privada virtual (VPN), que garante total segurança ao tráfego de dados.
Com o JE Connect, a maior celeridade na apuração dos votos explica-se pois o acesso à mídia com dados das urnas é feito diretamente no local de votação, sem precisar ser levada antes ao cartório eleitoral.
Histórico
O TRE-SP passou a adotar o JE Connect, em caráter experimental, no pleito de 2014, com 10 municípios, e todos os participantes tiveram ganho de performance na apuração dos resultados. Em 2016, foram 48 cidades, índice que subiu para 58 em 2018. Neste ano, a expectativa é que o aumento do número de cidades agilize ainda mais a totalização dos votos.
Segundo informações da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal (STI), o tempo de apuração da votação na cidade de São Paulo vem caindo nos últimos anos. Confira a tabela (dados referentes ao primeiro turno):
Tempo para a finalização da apuração desde o fim do horário de votação:
2008: 9h19
2010 (eleições gerais no Estado de SP): 10h47
2012: 5h09
2014 (eleições gerais no Estado de SP): 6h13
2016: 4h53
2018: (eleições gerais no Estado de SP): 7h05