TRE-SP cassa diploma de prefeito de Birigui
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou nesta terça-feira (25), por maioria de votos, os diplomas expedidos nas eleições 2012 do prefeito de Birigui, Pedro Felício Estrada Bernabé (PDT), e do seu vice, Antônio Carlos Vendrame (PSD), por compra de voto. Eles podem permanecer no cargo enquanto aguardam decisão de possível recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (art. 216 do Código Eleitoral).

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou nesta terça-feira (25), por maioria de votos, os diplomas expedidos nas eleições 2012 do prefeito de Birigui, Pedro Felício Estrada Bernabé (PDT), e do seu vice, Antônio Carlos Vendrame (PSD), por compra de voto. Eles podem permancer no cargo enquanto aguardam decisão de possível recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (art. 216 do Código Eleitoral).
Para a Corte paulista, ficou comprovado que os então candidatos entregaram dinheiro antes e após a eleição em troca de voto. A tese de que Bernabé não tinha conhecimento da parte administrativa da campanha não convenceu os magistrados. Segundo o relator do processo, juiz Costa Wagner (foto), os encontros entre Bernabé e seu coordenador de campanha eram diários, o que comprova que “não havia total distanciamento de Bernabé das questões administrativas, como tentou transparecer em seu depoimento”.
Bernabé e Vendrame foram eleitos com 30.985 votos (50,42% dos votos válidos). O município de Birigui, com 78.109 eleitores, está localizado no oeste do Estado.
Essa foi a segunda vez que o prefeito e vice foram cassados.
Veja mais: 24/7/2013 "TRE-SP mantém cassação do prefeito de Birigui"
Processo nº 1528-45
Siga nosso twitter oficial @TRESPjusbr