TRE cassa prefeito eleito em Itápolis

Na sessão plenária de ontem, penúltima do ano, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP ) cassou, por votação unânime, o registro do prefeito eleito em outubro no município de Itápolis, Júlio César Nigro Mazzo (PRP), o Mazzinho, e de seu vice, José Luis Kawachi, o Zequinha Kawachi, por conduta vedada a agente público em campanha eleitoral.

Na sessão plenária de ontem, penúltima do ano, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou, por votação unânime, o registro do prefeito eleito em outubro no município de Itápolis, Júlio César Nigro Mazzo (PRP), o Mazzinho, e de seu vice, José Luis Kawachi, o Zequinha Kawachi, por conduta vedada a agente público em campanha eleitoral.

Segundo o julgamento, a Prefeitura utilizou jornal oficial para enaltecer a figura do prefeito candidato à reeleição, realizando propaganda institucional nos três meses que antecedem o pleito, em período vedado pela legislação eleitoral. O relator do processo, juiz Paulo Hamilton, verificou que a publicação do jornal oficial Semanário de Itápolis, financiado com dinheiro público, permaneceu sendo distribuído gratuitamente nos meses de julho a setembro. Hamilton constatou que o impresso sempre continha, na última página de cada edição, propagandas institucionais das obras e serviços oferecidos pela Prefeitura.

A decisão dos juízes do TRE reformou a sentença do juiz eleitoral do município, que foi improcedente. Além da cassação, eles ainda foram multados em 50 mil UFIR.

A legislação eleitoral dispõe, no art. 73, VI, b, da Lei 9.504/97, que é vedado aos agentes públicos, nos três meses que antecedem o pleito, “autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos (...)”.

Prefeito e vice foram eleitos pela coligação Avante Itápolis (PP / PDT / PSL / PR / DEM / PMN / PSB / PV / PRP / PSDB / PSD / PC do B) com 12.274 votos (55,68% dos votos válidos).

Da cassação, ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Siga nosso twitter oficial @TRESPjusbr 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido