TRE-SP realiza mais de 300 atendimentos em ações de cidadania em Paraisópolis e na Mooca

Iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos reuniu diversos órgãos para levar serviços essenciais à população; TRE-SP realizou alistamento eleitoral e revisões de dados, entre outros serviços

Moradora de Paraisópolis, Yanca Jennifer conseguiu atualizar sua documentação com facilidade
Moradora de Paraisópolis, Yanca Jennifer conseguiu atualizar sua documentação com facilidade

A Justiça Eleitoral paulista realizou mais de 300 atendimentos eleitorais durante a ação “Ouvidoria Itinerante – Direitos em Movimento”, promovida pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, na última sexta (23) e sábado (24). A iniciativa atendeu eleitoras e eleitores da Mooca e de Paraisópolis, na capital.

Durante o mutirão, equipes do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) ofereceram diversos serviços à população, incluindo emissões de título, revisões de dados cadastrais, transferências de domicílio eleitoral e expedições da segunda via do título. Na Mooca, a atuação da Justiça Eleitoral resultou em 150 atendimentos. Já no bairro de Paraisópolis, cerca de 160 pessoas receberam suporte.

Para o público atendido, o acolhimento e a agilidade foram os destaques da ação. A auxiliar de serviços gerais Yanca Jennifer, moradora de Paraisópolis, conseguiu atualizar sua documentação com facilidade e destacou a diferença no tratamento recebido. “É gratificante resolver muitas coisas com um atendimento tão humano. Vocês da Justiça Eleitoral estão ajudando a gente a ficar em dia com os nossos documentos de forma muito fácil e rápida, então agora é só alegria”, celebrou.

Atendimento humanizado

Situação semelhante foi relatada por Tarcis Souza dos Santos, que havia perdido todos os seus documentos, mas que conseguiu emitir a segunda via do título durante o mutirão na comunidade. “O atendimento foi rápido e fácil de entender. Essa ação é muito importante porque assim como eu, muita gente não tem tempo ou condições de ir a vários lugares para regularizar sua situação”, afirmou.

1/ Galeria de imagens
Já Cyntia Pereira do Carmo aproveitou a proximidade para resolver uma pendência antiga no título, acompanhada da mãe, Vilma, que elogiou a equipe e afirmou ter chamado diversos conhecidos para comparecerem à ação de Paraisópolis. “Fui muito bem atendida, consegui resolver o que precisava e já avisei todo mundo sobre a rapidez e agilidade da equipe. A comunidade só tem a agradecer.”

Para o presidente da União de Moradores e do Comércio de Paraisópolis, Cláudio Fernando da Costa, a iniciativa representou um avanço concreto na garantia de direitos. “Essa ação é muito importante para a comunidade, pois traz serviços para uma população que possui extrema dificuldade de acessar, principalmente idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. É um cuidado com a cidadania e fico muito feliz que isso esteja acontecendo em Paraisópolis”, avaliou.

Justiça Eleitoral próxima do eleitor

Para a chefe da 408ª ZE – Jardim São Luís, Marcella Pantoja, levar o atendimento até a população que mais precisa reforça o papel social da Justiça Eleitoral. “Quando a gente sai do cartório e se aproxima do eleitorado no território deles, a gratidão é muito maior. Eles ficam muito mais agradecidos quando vamos até eles do que quando precisam ir até o cartório”, afirmou.

Na Mooca, os trabalhos ocorreram na Casa Santa Dulce, referência no acolhimento à população em situação de rua da região. O chefe da 4ª ZE – Mooca, Marcos de Oliveira Lupia, ressaltou o impacto na dignidade dos atendidos. “Foi possível resgatar a dignidade das pessoas com a emissão de documentos e orientação para que possam seguir suas vidas.”

Além de aproximar o serviço público do cidadão, a ação também proporcionou novas experiências aos servidores envolvidos, que se inscreveram um uma força-tarefa voluntária para participar do atendimento. O servidor Emanuel Veríssimo, da Seção de Proteção de Dados Pessoais, destacou o contato direto com o público como um dos principais ganhos da iniciativa. “É muito legal fazer parte dessa ação, principalmente como voluntário, porque eu nunca tive esse contato direto com a população, então estou adorando ter essa nova experiência que é muito prazerosa e satisfatória”, relatou.

A servidora Erica Leal de San’tanna, da Seção de Desenvolvimento Humano e Organizacional, também compartilha do mesmo sentimento que o colega, ressaltando a satisfação em retomar atividades típicas do cartório eleitoral. “Sempre gostei de prestar atendimento à população. Poder voltar a exercer essa função e ajudar diretamente as pessoas é algo muito prazeroso e que desejo fazer mais vezes”, afirmou.

Também participaram da iniciativa a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, a Receita Federal do Brasil, o Centro de Integração da Cidadania, a Prefeitura de São Paulo (Secretaria Municipal de Assistência Social), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Serviço Social do Comércio (Sesc-SP), o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação, além de outros parceiros locais.

imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo: 
de 7 a 31 de janeiro
de segunda a sexta-feira, das 13 às 17h
Zonas Eleitorais:
de 7 a 31 de janeiro
de segunda a sexta-feira, 
das 13 às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido

Aviso de Privacidade

O Portal do TRE-SP utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com o nosso aviso de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.