São Paulo completa 472 anos com papel central na democracia brasileira

Quinto maior colégio eleitoral do país, a capital, que faz aniversário neste 25 de janeiro, reúne mais de 9 milhões de votantes e se prepara para as Eleições Gerais de 2026

Quinto maior colégio eleitoral do país, a capital, que faz aniversário neste 25 de janeiro, reún...

Ao completar 472 anos, a cidade de São Paulo, que hoje tem quase 12 milhões de habitantes segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pouco lembra a pequena vila que surgiu após a data oficial de sua fundação, em 25 de janeiro de 1554. Centro econômico do país, a capital paulista também reafirma, ano após ano, seu protagonismo democrático ao concentrar um dos maiores colégios eleitorais do Brasil, administrado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 9 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar na capital paulista. Isoladamente, esse contingente coloca São Paulo como o quinto maior colégio eleitoral do país, atrás apenas de quatro estados: o próprio estado de São Paulo (33,5 milhões de votantes), Minas Gerais (16,1 milhões), Rio de Janeiro (12,6 milhões) e Bahia (11 milhões).

O perfil do eleitorado

O eleitorado da capital paulista retrata a diversidade da metrópole. De acordo com as estatísticas da Justiça Eleitoral, há 4,8 milhões de eleitoras. As mulheres são maioria, representando 54% do total de votantes. A pluralidade do município também se manifesta na autodeclaração de cor ou raça: 48,58% se declaram brancos, 36,81% pardos e 12,8% pretos.

Além da diversidade, o cadastro eleitoral reflete um avanço na modernização e na cidadania inclusiva. Enquanto 83,85% do eleitorado (mais de 7,5 milhões de pessoas) já garantiu a segurança da identificação biométrica, a Justiça Eleitoral também mapeou as necessidades específicas de 166.964 eleitores que afirmaram ter algum tipo de deficiência. Esse registro detalhado é fundamental não apenas para estatística, mas para garantir adaptações necessárias e o pleno exercício do voto para esse grupo.

Praça da Sé, no centro da capital
Praça da Sé, no centro da capital

Estrutura para o voto

Para assegurar o exercício da cidadania em todas as regiões da cidade, o TRE-SP mantém uma ampla infraestrutura que engloba 57 zonas eleitorais e 2.051 locais de votação, onde estão instaladas 26.615 seções eleitorais. As zonas leste e sul da capital concentram o maior número de eleitores, com aproximadamente 3 milhões e 2,9 milhões, respectivamente. Dentre elas, a maior zona eleitoral da é a 372ª ZE – Piraporinha, na zona sul, com cerca de 236.080 eleitores.

Quem faz a eleição acontecer

O funcionamento da eleição no município depende do trabalho de milhares de cidadãos e cidadãs. No último pleito municipal, em 2024, por exemplo, São Paulo contou com 103 mil mesárias e mesários no 1º turno, sendo 78% voluntários e 22% convocados. Os mesmos percentuais foram verificados no 2º turno.

Em ambos os turnos, a participação feminina foi predominante: 70% das pessoas que integraram a mesa receptora de votos eram mulheres. O perfil etário mais frequente concentrou-se nas faixas de 40 a 44 anos, 35 a 39 anos e 45 a 49 anos, respectivamente, reforçando a forte presença de adultos em idade produtiva no apoio à Justiça Eleitoral.

Eleições Gerais de 2026

Com as Eleições Gerais de 2026 se aproximando, São Paulo se prepara para um pleito de grande relevância. Mais de 9 milhões de votos serão computados na cidade, que realizará a 12ª eleição para governador desde a redemocratização. O pleito também marcará a 10ª eleição direta para Presidente da República no período. Para o Senado, diferentemente de 2022, quando apenas uma vaga estava em disputa, o eleitorado paulista escolherá, desta vez, dois senadores, dada a necessidade de renovação de dois terços do Senado Federal.

O 1º turno das Eleições Gerais de 2026 acontece no dia 4 de outubro, quando o eleitorado fará seis escolhas nas urnas, nesta ordem: deputado federal; deputado estadual; senador (primeira vaga); senador (segunda vaga); governador e vice-governador; e presidente e vice-presidente da República. Se houver necessidade, eventual 2º turno para a definição das disputas para presidente da República e governadores ocorrerá no dia 25 de outubro. 

imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo: 
de 7 a 31 de janeiro
de segunda a sexta-feira, das 13 às 17h
Zonas Eleitorais:
de 7 a 31 de janeiro
de segunda a sexta-feira, 
das 13 às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido

Aviso de Privacidade

O Portal do TRE-SP utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com o nosso aviso de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.