Eleições 2026: saiba como pedir transferência para votar em seção acessível

Solicitação pode ser feita na internet ou nos cartórios; estado de São Paulo reúne 28% do total de eleitoras e eleitores com deficiência do país

Solicitação pode ser feita na internet ou nos cartórios; estado de São Paulo reúne 28% do total ...

Eleitoras e eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem solicitar transferência para votar em uma seção acessível nas Eleições 2026. O pedido pode ser realizado no Autoatendimento Eleitoral na internet ou, presencialmente, em qualquer cartório eleitoral do estado. A solicitação deve ser feita até 6 de maio, data-limite para tirar, atualizar ou regularizar o título.

Confira o passo a passo para solicitar mudança para seção com acessibilidade:

  • Na página do Autoatendimento, clique em “Título Eleitoral’;
  • Em seguida, selecione “Atualize ou corrija seu título eleitoral’ (opção 3);
  • Depois, escolha a opção “Troque seu local de votação dentro do mesmo município”;
  • Após o preenchimento do formulário com os dados pessoais e o envio dos documentos solicitados, marque a opção “Deseja votar em uma seção com acessibilidade?” e escolha o seu local de votação.

O que é uma seção acessível?

As seções acessíveis são montadas em locais de votação que dispõem de rampas, percursos adaptados, largura ajustada das portas e atendimento especializado, prestado por coordenadores de acessibilidade e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

Todas as urnas eletrônicas também contam com recursos para garantir o direito ao voto de pessoas com deficiência. Além do teclado em braile, a tecla 5 do equipamento tem um traço de referência tátil para orientar pessoas com deficiência visual com relação à disposição numérica. A urna ainda permite a utilização de fones de ouvido. Uma intérprete de Libras também aparece no canto inferior direito da tela para fornecer instruções sobre cargos e o processo de votação, ajudando pessoas com deficiência auditiva. 

TRE-SP veicula campanha em 13 mil ônibus

Entre 21 e 30 de outubro, o TRE-SP promoveu a campanha “Seu Voto Importa e Sua Acessibilidade Também!”, veiculada em 13 mil ônibus da capital, 33 terminais e 71 postos do Bilhete Único para orientar as pessoas com deficiência a  transferir o título para um local de votação acessível.

Consulta pública do TSE sobre acessibilidade

Já na próxima sexta (14), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abre consulta pública sobre a Política de Acessibilidade e Inclusão da Justiça Eleitoral. A iniciativa busca promover a participação social e aperfeiçoar o texto da política institucional. Contribuições da sociedade poderão ser enviadas até o dia 18 por meio de formulário eletrônico.

Estado reúne quase um terço do eleitorado com deficiência

Atualmente, o estado de São Paulo reúne 28% do total de eleitores com deficiência do país, com 468.585 pessoas de um universo nacional de 1.661.781, conforme a página de Estatísticas Eleitorais do TSE. Desses eleitores, 44.041 declararam ter deficiência de locomoção, 45.673, deficiência visual e 28.472, auditiva. Outras 20.057 pessoas relataram algum tipo de dificuldade para exercer o voto. Das mais de 100 mil seções eleitorais montadas pelo TRE-SP, 36 mil estão adaptadas às normas de acessibilidade.

Um levantamento realizado pelo TRE-SP no 1º turno da eleição municipal de 2024 revelou que a organização e acessibilidade dos locais de votação foram bem avaliadas por 92% dos eleitores paulistas. A pesquisa ouviu 4.534 pessoas em 1.919 locais de votação do estado.

Outras informações sobre o tema podem ser consultadas na Página da Acessibilidade da Justiça Eleitoral.


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido