Nova ferramenta do SEI facilita acesso à tramitação de processos no TRE-SP

Tribunal disponibilizou módulo de pesquisa pública no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), eliminando necessidade de cadastro ou autorização prévia de usuários

Tribunal disponibilizou módulo de pesquisa pública no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), e...

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) disponibilizou um novo sistema de busca direcionado a usuárias e usuários externos do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Com a introdução do Módulo de Pesquisa Pública neste mês, algumas funcionalidades da pesquisa interna foram estendidas ao público externo. Por meio da página, agora é possível acessar o trâmite de processos e documentos públicos, filtrar os resultados da busca mediante campos como “nº processo/documento”, “unidade geradora”, “tipo do processo”, “data”, entre outras personalizações.

Antes do Módulo de Pesquisa Pública, as consultas abertas exigiam o cadastramento e restringiam a busca a processos autorizados ou vinculados à usuária ou ao usuário solicitante. Com a implantação da ferramenta, o acesso a todos os processos públicos foi permitido sem necessidade de cadastro e autorização prévia. No entanto, o recurso dá acesso somente à árvore de tramitação do processo, ou seja, a etapas do andamento processual, limitando a visualização do conteúdo dos documentos para evitar risco de vazamento indevido de dados pessoais.

O trabalho para adaptação do módulo foi coordenado pela Comissão do Sistema Eletrônico de Informações (CSEI) do Tribunal em conjunto com diversas unidades do órgão. A implantação se alinha a um conjunto de normas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tais como a Portaria CNJ nº 411/2024 e a Resolução CNJ nº 215/2015, a fim de aprimorar mecanismos de transparência de atos e processos administrativos não sigilosos ao público geral.

Com o lançamento da ferramenta, o TRE-SP busca ampliar a democratização do acesso à informação, já que qualquer cidadão agora pode, a qualquer momento e sem necessidade de cadastro, ver e acompanhar o andamento de processos no SEI.

O que é o SEI?

Concebido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI consiste em um sistema de gerenciamento que permite a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos em processos eletrônicos de natureza administrativa. O tipo de gestão proporcionado por esse sistema contribui para que diferentes unidades atuem simultaneamente num mesmo feito, facilitando também a busca por processos e documentos.

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