Corregedor regional eleitoral de SP participa de encontro de boas práticas da Justiça Eleitoral em Brasília
Desembargador Encinas Manfré, vice-presidente do TRE-SP, acompanhou evento na sede do TSE; oito projetos de boas práticas e cidadania do TRE-SP foram premiados

O corregedor regional eleitoral e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Encinas Manfré, participou do Encontro de Boas Práticas da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral nesta sexta. O evento ocorreu na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, e debateu o atendimento e inclusão de pessoas em situação de rua. Durante o encontro, houve a entrega dos selos de Boa Prática e Destaque Cidadania a 60 iniciativas de cartórios e Corregedorias de zonas eleitorais de 19 TREs. Oito projetos agraciados são do TRE-SP.
Na abertura do encontro, a corregedora-geral da Justiça Eleitoral, ministra Maria Isabel Gallotti, afirmou que os selos foram criados para reconhecer e disseminar iniciativas que transformam o cotidiano, tornando o trabalho mais acessível, eficiente e humano. “Essas ações mostram que a inovação na Justiça Eleitoral não se concentram apenas na tecnologia, mas também na forma como simplificamos procedimentos e, sobretudo, como acolhemos os cidadãos em seus diversos anseios.”
O corregedor regional eleitoral e vice-presidente do TRE-SP, des. Encinas Manfré, participou do Encontro de Boas Práticas, em Brasília
Na sequência, houve debates sobre o direito de voto da população em situação de rua e a rede interinstitucional Pop Rua Jud, projeto que leva ações de cidadania às ruas. Os temas foram abordados pelo procurador regional da República, Pablo Coutinho, a juíza federal do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, Luciana Ortiz Zanoni, a juíza auxiliar da Corregedoria do TSE, Roberta Fonseca, e da secretária da órgão, Julianna Sesconetto.
A tarde foi dedicada à apresentação dos projetos premiados. As oito iniciativas do TRE-SP reconhecidas com o Selo Boa Prática são: Mutirão de Serviços nos CRAS (343ª ZE — Sorocaba), também premiada no Selo Destaque Cidadania; Eleições em Jogo (333ª ZE — Pedreira), Democracia em Ação: Jogo da Vida Eleitoral e JEctureka (306ª ZE — Santo André), Eleições Integradas (287ª ZE — Mogi das Cruzes), Visão de Cidadania (272ª ZE — Santos), App Gestão de Mesários (189ª ZE — Itanhaém), Eleições em Metas: Dividindo Problemas para Somar Ações (139ª ZE — Taquaritinga) e JE Recicla (370ª ZE — Embu-Guaçu).
Instituído pelo Edital de Chamamento Público nº 5/2025, o prêmio busca fortalecer a gestão do conhecimento nas Corregedorias Regionais Eleitorais e incentivar a disseminação de projetos inovadores voltados à melhoria da gestão e da prestação jurisdicional.








