Corregedor regional eleitoral de SP participa de encontro de boas práticas da Justiça Eleitoral em Brasília
Desembargador Encinas Manfré, vice-presidente do TRE-SP, acompanhou evento na sede do TSE; oito projetos de boas práticas e cidadania do TRE-SP foram premiados

O corregedor regional eleitoral e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Encinas Manfré, participou do Encontro de Boas Práticas da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral nesta sexta. O evento ocorreu na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, e debateu o atendimento e inclusão de pessoas em situação de rua. Durante o encontro, houve a entrega dos selos de Boa Prática e Destaque Cidadania a 60 iniciativas de cartórios e Corregedorias de zonas eleitorais de 19 TREs. Oito projetos agraciados são do TRE-SP.
Na abertura do encontro, a corregedora-geral da Justiça Eleitoral, ministra Maria Isabel Gallotti, afirmou que os selos foram criados para reconhecer e disseminar iniciativas que transformam o cotidiano, tornando o trabalho mais acessível, eficiente e humano. “Essas ações mostram que a inovação na Justiça Eleitoral não se concentram apenas na tecnologia, mas também na forma como simplificamos procedimentos e, sobretudo, como acolhemos os cidadãos em seus diversos anseios.”
Na sequência, houve debates sobre o direito de voto da população em situação de rua e a rede interinstitucional Pop Rua Jud, projeto que leva ações de cidadania às ruas. Os temas foram abordados pelo procurador regional da República, Pablo Coutinho, a juíza federal do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, Luciana Ortiz Zanoni, a juíza auxiliar da Corregedoria do TSE, Roberta Fonseca, e da secretária da órgão, Julianna Sesconetto.
A tarde foi dedicada à apresentação dos projetos premiados. As oito iniciativas do TRE-SP reconhecidas com o Selo Boa Prática são: Mutirão de Serviços nos CRAS (343ª ZE — Sorocaba), também premiada no Selo Destaque Cidadania; Eleições em Jogo (333ª ZE — Pedreira), Democracia em Ação: Jogo da Vida Eleitoral e JEctureka (306ª ZE — Santo André), Eleições Integradas (287ª ZE — Mogi das Cruzes), Visão de Cidadania (272ª ZE — Santos), App Gestão de Mesários (189ª ZE — Itanhaém), Eleições em Metas: Dividindo Problemas para Somar Ações (139ª ZE — Taquaritinga) e JE Recicla (370ª ZE — Embu-Guaçu).
Instituído pelo Edital de Chamamento Público nº 5/2025, o prêmio busca fortalecer a gestão do conhecimento nas Corregedorias Regionais Eleitorais e incentivar a disseminação de projetos inovadores voltados à melhoria da gestão e da prestação jurisdicional.








