TRE-SP participa de mutirão para atender pessoas em situação de rua em São José do Rio Preto
Justiça Eleitoral paulista realizou atendimentos à população em situação de vulnerabilidade durante o 9º Mutirão Pop Rua Jud e 6º Mutirão da Cidadania

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) participou, no domingo (29), do 9º Mutirão Pop Rua Jud e do 6º Mutirão da Cidadania, realizados em São José do Rio Preto, no interior do estado. As ações, promovidas na Rua Jordão Reis, bairro Jardim Angélica, reuniu diversos órgãos públicos para oferecer atendimentos e serviços essenciais à população em situação de rua e vulnerabilidade social. O mutirão Pop Rua Jud foi organizado pelo Tribunal de Justiça (TJSP) e pela prefeitura da cidade.
Mais de 400 pessoas foram atendidas nos dois mutirões. Trinta delas buscaram o posto da Justiça Eleitoral para resolver pendências, como emissão da primeira via do título, solicitação de segunda via do documento e regularização da situação eleitoral.
O chefe da 268ª Zona Eleitoral — São José do Rio Preto, Régis Pistori, destacou a importância de levar esse tipo de atendimento a quem mais precisa, sobretudo àqueles que enfrentam dificuldades de acesso à informação e à documentação básica.
“O trabalho da Justiça Eleitoral em ações como essa é fundamental. Sair do espaço do cartório e ir ao encontro da população permite quebrar barreiras e preconceitos. O título de eleitor é muito mais do que um documento, em muitos casos, representa o resgate da cidadania e cabe à Justiça Eleitoral, que tem a democracia como escopo, garantir esse acesso para todos”, afirmou.
Além dos serviços eleitorais, o mutirão também ofereceu suporte jurídico, psicológico e de assistência social, orientações sobre benefícios, atendimento de saúde, vacinação, corte de cabelo e distribuição de roupas, alimentos e kits de higiene.