Corregedoria do TRE-SP realiza vistorias em zonas eleitorais de quatro municípios
Fiscalizações em Itapevi, Ibiúna, Piedade e São Roque avaliaram a qualidade dos serviços prestados ao eleitorado

A Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) concluiu, nesta quinta (26), uma série de vistorias em cartórios eleitorais dos municípios de Itapevi (359ª Zona Eleitoral), Ibiúna (191ª ZE), Piedade (89ª ZE) e São Roque (131ª ZE). O objetivo foi avaliar a regularidade e a qualidade dos serviços judiciais e administrativos oferecidos à população. Durante as inspeções, foram verificados aspectos como o atendimento ao público, a organização de documentos, o controle de materiais e o andamento dos processos.
O ciclo de visitas teve início em 17 de junho e a primeira vistoria ocorreu no cartório de Itapevi, responsável pela organização do cadastro de 168.777 eleitores, distribuídos em 71 locais de votação e 512 seções eleitorais.
Na sequência, a equipe da Corregedoria do TRE-SP esteve em Ibiúna, município com 63.315 eleitores, que votam em 207 seções espalhadas por 57 locais de votação. A terceira inspeção foi realizada no cartório de Piedade, que atende 42.062 eleitores, distribuídos em 28 locais de votação e 128 seções.
Já a etapa final das vistorias ocorreu nesta quinta, em São Roque, onde há 59.865 eleitores registrados, além de 33 locais de votação e 232 seções eleitorais. A zona eleitoral também atende as cidades de Araçariguama, Alumínio e Mairinque. A visita contou com a presença do corregedor-regional eleitoral e vice-presidente do TRE-SP, desembargador José Antonio Encinas Manfré, o secretário da CRE-SP, André Luiz Pavim, além de servidoras e servidores do Tribunal.
Ao término de cada inspeção, é realizada uma reunião com os servidores da respectiva zona eleitoral para apresentação das observações iniciais. Em até 30 dias, um relatório detalhado é encaminhado ao juiz responsável, que poderá adotar providências para corrigir eventuais inconsistências e aprimorar o atendimento à população.
A iniciativa segue o cronograma estabelecido pela Portaria CRE-SP nº 4/2025, que prevê a fiscalização de pelo menos outras 28 zonas eleitorais até novembro. A iniciativa visa assegurar a uniformidade e a eficiência dos serviços em todas as unidades da Justiça Eleitoral paulista.