TRE-SP participa de encontro nacional de juízas e juízes negros no STJ

Encontro em Brasília discutiu vivências negras no sistema de Justiça; Justiça Eleitoral paulista integra Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial desde 2023

O servidor Leonardo Souza (TRE-PR), a servidora Juliana Costa (TRE-MG), a secretária de Planejam...
O servidor Leonardo Souza (TRE-PR), a servidora Juliana Costa (TRE-MG), a secretária de Planejamento do TRE-SP, Regina Rufino, e o servidor Elielson Souza (TRE-SE)

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) participou, na terça (9), do 8º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negras e Negros (Enajun) e do 5º Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e Todas as Formas de Discriminação (Fonajurd). Os eventos foram realizados na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. O TRE-SP foi representado pela secretária de Planejamento Estratégico e de Eleições, Regina Rufino.

Com o tema “Vivências negras: justiça, identidade e pertencimento no Sistema de Justiça”, os encontros promoveram debates sobre a promoção da igualdade racial nas Cortes brasileiras. A abertura dos eventos e os painéis contaram com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, que participou de forma on-line, ministros do STJ, do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Superior Tribunal Militar (STM), além de integrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Servidoras e servidores da Justiça Eleitoral, que atuam como gestores do Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial do CNJ, do qual o TRE-SP faz parte desde 2023, também participaram das discussões. O grupo trabalha para a implementação de políticas inclusivas nos TREs. O Pacto Nacional do CNJ busca promover igualdade, equidade, combate e prevenção ao racismo estrutural e institucional no Judiciário.

“O evento contribui significativamente para impulsionar o enfrentamento ao racismo estrutural no Judiciário. Ao tratar de pautas que desafiam uma maior reflexão sobre nossas posturas institucionais, fortalecemos o compromisso da Justiça com a promoção da equidade por meio de políticas antirracistas em busca da transformação social necessária para garantir a dignidade humana a todas as pessoas, respeitando e valorizando a sua diversidade”, afirmou a secretária de planejamento do TRE-SP, Regina Rufino, gestora do Pacto Nacional na Justiça Eleitoral paulista.

A servidora acrescentou que “a presença do TRE-SP reafirma o alinhamento do Tribunal com as diretrizes do CNJ e o compromisso contínuo com a construção de um Judiciário mais plural e representativo.”

Na ocasião, ainda foi lançada a Rede Nacional de Coletivos Negros das Carreiras Jurídicas, com o objetivo de congregar servidores, advogados públicos e magistrados para debater pautas ligadas à equidade racial. Também houve a divulgação dos resultados do Mutirão de Julgamento e Impulsionamento de Processos com Ênfase na Temática Racial, promovido pelo CNJ, com a participação dos tribunais de justiça estaduais e dos tribunais regionais federais.

imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido

Aviso de Privacidade

O Portal do TRE-SP utiliza cookies para melhorar sua experiência no site. Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com o nosso aviso de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.