Mutirão Pop Rua Jud estreia em Taubaté com mais de 120 atendimentos prestados pelo TRE-SP
Primeira edição na cidade reuniu serviços de cidadania, saúde e assistência social para a população em vulnerabilidade entre os dias 26 e 27 de agosto

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) participou da primeira edição do Pop Rua Jud – Taubaté, mutirão de serviços voltado a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social. Ao longo dos dias 26 e 27 de agosto, a Justiça Eleitoral paulista realizou 124 atendimentos, sendo 12 alistamentos, 26 transferências, 12 revisões, 10 segundas vias, 48 dispensas de multa e 16 certidões de quitação eleitoral.
A iniciativa foi organizada em parceria entre o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e a prefeitura da cidade. O evento integra a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades, prevista na Resolução nº 425/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Ana Flávia Armani, chefe da 407ª Zona Eleitoral, destacou que a presença do TRE-SP foi essencial, inclusive para demandas além da esfera eleitoral. “Como a Justiça Eleitoral passou a fornecer biometria para outros órgãos, muitas pessoas que não votaram, por diversos motivos, precisaram atualizar o cadastro para fins diversos, em especial junto ao INSS. A participação foi ainda mais fundamental por isso”, ressaltou.
Ela também ressaltou o empenho da equipe na preparação para a estreia do Pop Rua em Taubaté. “Fizemos tudo com muito cuidado e realizamos uma reunião para motivar os servidores, que participaram de forma voluntária. Levamos todos os equipamentos, fizemos testes prévios para evitar surpresas e até levamos itens extras, como luvas e máscaras”, contou.
- TRE-SP é premiado por boas práticas no “II Encontro Nacional Pop Rua Jud”
- TRE-SP participa de mutirão de atendimento a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social em Guarulhos
- TRE-SP atende mais de mil pessoas em situação de rua em mutirão na Praça da Sé
Outros serviços oferecidos
Além das tarefas da Justiça Eleitoral, o mutirão disponibilizou cadastro e atualização em programas sociais, requerimento de benefícios do INSS, oportunidades de emprego e orientações jurídicas relacionadas a direitos humanos, comunidade LGBTQIA+, enfrentamento à violência contra a mulher, atendimento a imigrantes e egressos do sistema prisional.
Na área da saúde, houve testagem rápida para Covid-19 e ISTs, vacinação contra a Covid, aferição de pressão arterial, orientações sobre diabetes e tuberculose, além de atendimentos em saúde bucal e prevenção ao uso de álcool e outras drogas.
O Pop Rua também abriu espaço para ações de cuidado e bem-estar, como cortes de cabelo, esmaltação e maquiagem. Refeições foram servidas, e o Armário Solidário do Fussta (Fundo Social de Solidariedade de Taubaté) distribuiu itens de vestuário. Até mesmo os animais de estimação tiveram atendimento especial, com serviços voltados a eles.