Fórum Nacional VerDemocracia, em Belém, vai debater desafios ambientais e as Eleições 2026

Iniciativa conjunta do TSE e do TRE do Pará terá abertura no Dia Internacional da Democracia

Logo Fórum Nacional Verdemocracia

As emergências climáticas que serão palco de discussões globais em Belém durante a COP30 também são desafios para a realização de eleições livres, justas e democráticas. Esse foi o cenário de 2024, em que secas no Norte, enchentes no Sul do país e os incêndios florestais impuseram desafios à realização do pleito em outubro. Com o objetivo de debater a preparação para as Eleições Gerais de 2026, especialmente questões ambientais e climáticas que repercutem na logística do processo e na garantia de direitos dos eleitores, a Justiça Eleitoral (JE) realiza, de 15 a 17 de setembro de 2025, o Fórum Nacional VerDemocracia. 

O Fórum terá abertura no Dia Internacional da Democracia, 15 de setembro, no teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, fará a conferência de abertura do evento, que contará com ampla programação. O encerramento será feito pelo vice-presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques, que conduzirá o pleito de 2026.  O evento é uma realização conjunta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) e será presidido pelo desembargador José Maria Teixeira do Rosário.    

A superação de novos obstáculos pela Justiça Eleitoral nas últimas eleições municipais, incluindo as emergências de Norte a Sul do país por efeitos das mudanças climáticas, ocorreu devido a esforços conjuntos de tribunais regionais e do TSE, autoridades locais, servidores, magistrados, instituições públicas e muitos voluntários dispostos a garantir as eleições. 

“A democracia só acontece quando as pessoas conseguem votar. A gente tinha que fazer alguma coisa”, relata Bruno Giorgi Almeida e Silva, um dos coordenadores técnico-científicos do Fórum. Ele conta que uma imagem do transporte a cavalo de uma urna sendo feito em um leito de rio que virou espessa lama mobilizou o tribunal paraense. Várias outras imagens de mudanças na logística e esforços para recuperar títulos perdidos em enchentes fazem parte da memória das Eleições Municipais em 2024. 

Temas 

Esses e outros temas que provocam evoluções e mudanças na Justiça Eleitoral inspiram o Fórum, que vai debater a consolidação da democracia. As contribuições da Amazônia, incluindo seu território, sua gente, sua cultura e suas tecnologias, serão também fonte de inspiração para o Fórum e a democracia brasileira. 

Além disso, o uso de novas tecnologias, a inteligência artificial, o acesso e a acessibilidade para os eleitores e o desenvolvimento humano e sustentável guiarão uma série de painéis e debates que acontecerão durante os três dias de evento. Por fim, combater a disseminação de desinformação, reiterar a liberdade e os direitos dos eleitores são os fundamentos do encontro.  

Programação  

O Fórum VerDemocracia é aberto para cidadãos interessados no processo eleitoral, servidores públicos, magistrados, advogados e estudantes. As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link 

Um plantio de mudas abrirá a programação do segundo dia de evento, com foco também em economia verde.    

Também participarão do evento, entre outros, o diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE, ministro Cristiano Zanin; a ministra Estela Aranha; a ministra substituta Vera Lúcia; e a secretária-geral da Presidência do TSE, desembargadora Andréa Pachá; além de presidentes dos TREs e magistrados da Justiça Eleitoral.   

O desembargador Mario Crespo Brum, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), o desembargador João Simões, do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), e Marcus Alan de Melo Gomes, juiz do TRE-PA, vão falar sobre as enchentes e a seca ocorridas em 2024.  

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido