Ministro do TSE André Ramos Tavares é homenageado em plenário da Corte Eleitoral paulista

O jurista recebeu a Medalha Ministro Célio Silva, entregue pelo Copeje a membros do Judiciário e autoridades que prestaram relevantes contribuições à Justiça Eleitoral

O jurista recebeu a Medalha Ministro Célio Silva, entregue pelo Copeje a membros do Judiciário e...
Rodeado pela família, ministro André Ramos Tavares recebe medalha; ao fundo, o presidente do TRE-SP, des. Silmar Fernandes, e à dir., o presidente do Copeje, Telson Ferreira

Nesta segunda (25), o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) André Ramos Tavares recebeu a Medalha Ministro Célio Silva, uma comenda concedida pelo Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral (Copeje). A cerimônia foi realizada na sede do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), no centro da capital paulista, após a sessão plenária.

A medalha é uma Ordem de Mérito de alta distinção que tem o objetivo de homenagear membros do Judiciário que prestaram relevantes serviços à Justiça Eleitoral, além de autoridades que contribuíram para o crescimento da categoria dos juristas eleitorais.

“Se hoje eu posso estar aqui, recebendo essa distinção, certamente é graças à benevolência de alguns, que me concederam a medalha, e ao esforço de outros tantos mestres que eu pude ter ao longo do meu caminho”, agradeceu o ministro André Ramos Tavares. “Receber essa homenagem tem um grande significado e carrega uma grande responsabilidade, e digo isso porque vivemos tempos extremos.”

Citando Yascha Mounk, autor de “O Povo contra a Democracia”, o ministro do TSE comentou sobre a ameaça que a propagação da desinformação na internet representa para a sociedade. “Quando a política se transforma em guerra mortal, não há sobreviventes. A democracia desaparece e, com ela, os valores civilizatórios”, afirmou. “A democracia só é possível no ambiente em que as pessoas têm acesso a informações verdadeiras. As fake news encarceram o votante em um mundo no qual não existe liberdade. Por isso mesmo, a democracia se constrói diariamente por todos e não é um acontecimento inevitável. E, mesmo quando já instalada, a democracia tampouco é imutável. Ela depende da ação diária da cidadania.”

O presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, que também recebeu a comenda durante o X Encontro Nacional do Copeje, realizado em Porto Alegre em novembro do ano passado, lembrou a origem paulista do ministro do TSE. “O ministro André Ramos é um digno magistrado paulista que, com muita galhardia, nos representa perante o Tribunal Superior Eleitoral”, afirmou. “Ele foi indicado para o TRE-SP, mas o TSE foi mais rápido e levou esse grande jurista, o que muito nos honra. Por um lado, perdemos um grande jurista aqui, mas ganhamos um grande jurista lá em Brasília.”

O jurista e presidente do Copeje, Telson Luís Cavalcante Ferreira, agradeceu a oportunidade de conceder essa medalha ao ministro André Ramos Tavares e destacou a qualidade das suas contribuições para a Justiça Eleitoral. “Desde que assumiu a cadeira como ministro substituto, o ministro André Ramos Tavares vem desenvolvendo um trabalho maravilhoso, que é digno de todos os elogios pelo Copeje.”

O vice-presidente do Copeje, André Lemos Jorge, que também foi membro do TRE-SP, lembrou que o ministro do TSE foi seu professor. “Faço questão de dizer que o ministro André foi o meu maior professor de mestrado. O que aprendi na academia devo ao professor André Ramos Tavares, que considero um grande amigo, um grande conselheiro e um grande profissional”, disse. “O conhecimento acadêmico dele é decantado, conhecido e festejado no Brasil todo. Embora jovem, da nova geração de professores, ele é titular das em diversas universidades e programas de pós-graduação no Brasil.”

Também participaram da cerimônia os membros da Corte Eleitoral Paulista, o ex-presidente do TRE-SP Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior, o desembargador e ex-membro da Corte Eleitoral Paulista Afonso Celso da Silva, representando o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia, e o desembargador federal e ex-membro do TRE-SP Marcelo Vieira de Campos, representando o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Carlos Muta, entre outras autoridades.

Quem foi o ministro Célio Silva

O ex-ministro do TSE Célio Silva integrou a Corte Superior Eleitoral, representando os juristas, como ministro substituto entre 1966 e 1969. Depois foi nomeado como ministro efetivo, cargo que ocupou até 1971. Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), o ex-ministro era especialista em direito eleitoral. Também ocupou o cargo de procurador do Distrito Federal e se aposentou em 1989. Faleceu em 2016, aos 91 anos.

1/ Galeria de imagens


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido