Cinco cartórios receberam visitas da Corregedoria Eleitoral do TRE-SP em setembro
Inspeções avaliam procedimentos administrativos e qualidade dos serviços em zonas eleitorais por todo o estado

Cinco cartórios do estado de São Paulo receberam visitas da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-SP) no mês de setembro. As vistorias ocorreram nas cidades de Botucatu, Tietê e em três municípios na região do Vale do Ribeira: Cananéia, Eldorado e Jacupiranga. As inspeções têm como objetivo avaliar os procedimentos administrativos e a qualidade dos serviços prestados ao eleitorado, padronizando e otimizando o funcionamento e o atendimento dos cartórios eleitorais.
A 26ª ZE – Botucatu recebeu a primeira visita de setembro, no dia 16. A zona eleitoral abrange 388 seções e 61 locais de votação. Em seguida, foi a vez da 142ª ZE – Tietê, dividida em 173 seções eleitorais e 24 locais de votação. Na quarta semana do mês, realizaram-se inspeções nas 36ª ZE – Cananéia, com 44 seções distribuídas em 7 locais de votação, e na 148ª ZE – Eldorado, com 21 locais de votação e 63 seções eleitorais. Por fim, a última vistoria ocorreu na 228ª ZE – Jacupiranga, na quinta-feira (25). A zona eleitoral é formada por 199 seções, alocadas em 28 locais de votação. Os cartórios eleitorais listados atendem a mais de 257 mil eleitores e eleitoras no total.
Após as vistorias, a Corregedoria apresenta suas considerações prévias em reunião com servidores de cada cartório. Em até 30 dias, o juiz responsável recebe um relatório com os resultados obtidos, para que adote as providências necessárias. Os procedimentos para realização de inspeções e correições no âmbito da Justiça Eleitoral estão previstos no Provimento CGE nº 2/2023.
O corregedor regional eleitoral e vice-presidente do TRE-SP, desembargador José Antonio Encinas Manfré, acompanhou as visitas presencialmente, assim como o juiz assessor da CRE, Renato de Andrade Siqueira, o secretário da CRE-SP, André Luiz Pavim, e a equipe de servidores e servidoras da Corregedoria. Até o fim de novembro, estão programadas mais 12 inspeções para o ano de 2025, sendo as nove últimas em zonas eleitorais da capital. Desde fevereiro, 21 inspeções foram conduzidas pela Corregedoria Eleitoral, conforme cronograma previsto na Portaria CRE-SP nº 51/2025, já atualizada com as datas de outubro.