Audiência Pública discute medidas para assegurar a legitimidade das eleições municipais

Presidente do TRE e juiz eleitoral participaram do evento

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), des. Waldir Sebastião de Nuevo Campos, e o juiz da 1ª Zona Eleitoral, Marco Antônio Martin Vargas, participaram na manhã desta sexta-feira (8) da audiência pública Eleições Limpas 2020 promovida pela Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo e Ministério Público de São Paulo. O objetivo do evento é identificar práticas que comprometam a lisura, transparência, fiscalização e equilíbrio na disputa eleitoral das eleições municipais deste ano.

O presidente do TRE-SP, des. Nuevo Campos, destacou a importância do debate para propiciar um ambiente em que “a vontade popular seja concretizada de forma livre e esclarecida”. Já o juiz eleitoral da 1º ZE, Marco Antônio Martin Vargas, discorreu sobre a cota de gênero, enfatizando a necessidade de que os partidos políticos não somente cumpram a cota de 30% prevista na legislação para a participação feminina, mas que efetivamente estimulem as mulheres a participarem do processo eleitoral.

O juiz falou, ainda, sobre coligações verticais, abuso de poder e fake news. “Temos que buscar uma eleição com o máximo de transparência e a Justiça Eleitoral vai estar atenta a todas as questões que possam denegrir o processo eleitoral”, concluiu.

A audiência pública pretende realizar a assinatura de um termo de compromisso entre órgãos públicos, partidos políticos, OAB e sociedade civil voltado a assegurar a legitimidade do pleito municipal.

Participam da audiência o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo, o procurador regional Eleitoral de São Paulo, Sérgio Monteiro Medeiros, além de outras autoridades, advogados, professores e especialistas da área do direito eleitoral e da ciência política.

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido