“Ninguém conseguiu invadir o sistema e oferecer risco para o resultado das eleições”, afirmou Barroso sobre o TPS 2021

Presidente do TSE informou os resultados do Teste Público de Segurança em coletiva de imprensa

TPS

Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (29), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, divulgou os resultados do Teste Público de Segurança (TPS) 2021. O TPS é um evento em que o TSE entrega os códigos-fonte, sistemas e as próprias urnas para “hackers do bem” realizarem ataques, com o objetivo de descobrir possíveis falhas.

Foram 26 investigadoras e investigadores, com 29 planos de ataque. Destes 29, 24 não obtiveram sucesso algum, não conseguindo ultrapassar nenhuma das barreiras de segurança.

As outras cinco investidas encontraram “achados”, que são pontos de segurança passíveis de aperfeiçoamento pela Justiça Eleitoral. Porém nenhum deles verdadeiramente grave, com potencial de alterar o resultado das eleições. “Ninguém conseguiu invadir o sistema e oferecer risco para o resultado das eleições”, afirmou o presidente do TSE.

Barroso apontou cinco achados considerados relevantes, a serem estudados pelos técnicos da Justiça Eleitoral para as eleições de 2022. Entre eles, um ataque realizado por técnicos da Polícia Federal, que ultrapassou a rede de transmissão e alcançou a rede do TSE, mas que não conseguiu adulterar votos ou mexer em sistemas.

Barroso lembrou que o TPS é realizado justamente para encontrar possíveis falhas no sistema eleitoral. Uma vez que os mecanismos de ataque se tornam cada vez mais sofisticados, eles são utilizados para aprimoramento dos mecanismos de defesa da Justiça Eleitoral.

Segundo o presidente do TSE, esses achados são relevantes, mas não são preocupantes, porque só são consideradas graves as falhas com potencial de mudar o resultado das eleições.

O próximo passo é o teste de confirmação, que ocorrerá em maio. Esses mesmos investigadores que conseguiram encontrar achados, voltam para repetir os ataques e a Justiça Eleitoral verificará se a segurança foi aprimorada, de forma a bloqueá-los.

A gravação do evento está disponível no canal no YouTube do TSE. Mais informações sobre o TPS podem ser encontradas aqui.

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Siga nosso twitter oficial trespjusbr

Siga nosso Instagram @trespjus

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido