Nova sede dos cartórios eleitorais de Ribeirão Preto e região é inaugurada
Presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, inaugurou nesta quinta o novo edifício, que também atende os municípios de Cravinhos, Dumont e Guatapará

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes, inaugurou nesta quinta (27) as novas instalações dos cartórios das 108ª, 265ª, 266ª, 293ª e 305ª Zonas Eleitorais, que atendem o eleitorado de Ribeirão Preto, além das cidades de Cravinhos, Dumont e Guatapará. O prédio está localizado na Rua José Pierri, 487, no bairro Nova Ribeirânia, Ribeirão Preto. O horário de atendimento presencial é de segunda a sexta, das 11h às 17h. Os serviços eleitorais também estão disponíveis no Autoatendimento Eleitoral.
O novo imóvel tem espaço de 2.000 metros quadrados e está situado próximo ao Fórum e ao Poupatempo do município. Com instalações amplas e confortáveis, o edifício está adaptado às regras de acessibilidade. O desembargador Silmar Fernandes afirmou que a inauguração marca um avanço na estrutura da Justiça Eleitoral paulista. “Ribeirão Preto é uma cidade pujante, um polo comercial e agrícola do nosso estado. Agora temos um espaço acessível, arejado, um local em que o eleitor será melhor atendido.”
O presidente do TRE-SP acrescentou ter orgulho de um Tribunal que possui um corpo de servidores técnico e bem preparado. “Tanto os servidores do quadro quanto os requisitados de outros órgãos, que agora estão em boas instalações para continuar desenvolvendo um bom trabalho”. O desembargador ainda lembrou que essa foi a penúltima inauguração da sua gestão. “Amanhã teremos mais uma inauguração [em Cosmópolis]. Vou terminando meu mandato com a sensação de dever cumprido ao instalar novos espaços para os cartórios”, comentou.
O desembargador Silmar Fernandes durante a inauguração da unidade em Ribeirão Preto
Planejamento para novas instalações
O diretor-geral do Tribunal, Claucio Corrêa, destacou o trabalho de planejamento realizado para a instalação de novas sedes, que envolve diversas secretarias do TRE-SP. “São várias equipes, como a de engenharia e arquitetura, da assessoria de atendimento aos cartórios, de orçamento. Aqui em Ribeirão, a prefeitura dava suporte no prédio, que é na verdade do governo estadual. Agora, com o novo edifício, vamos continuar atendendo bem o eleitor e cumprir a nossa missão constitucional, que é realizar as eleições de uma maneira segura, justa, transparente aqui para essa região.”
A juíza da 108ª ZE — Ribeirão Preto, Loredana Henck Cano de Carvalho, disse que a inauguração representou mais que a entrega de uma edificação. “Simboliza o compromisso permanente da democracia brasileira com seu constante aperfeiçoamento. Este prédio, moderno e adequadamente estruturado, proporcionará melhores condições de trabalho aos nossos dedicados servidores e atendimento mais digno aos cidadãos. Aqui funcionaremos com a excelência que a cidadania merece e a democracia exige. A Justiça Eleitoral é pilar fundamental do regime democrático. Agradeço a todas as autoridades e instituições que tornaram possível esta conquista.”
Unidades administram cadastro de quase 500 mil eleitores
Quatro unidades cartorárias de Ribeirão Preto (108ª, 265ª, 266ª e 305ª ZEs) são responsáveis por administrar o cadastro de 459.512 eleitoras e eleitores do município, divididos em 132 locais de votação e 1.434 seções eleitorais. Já a 293ª Zona Eleitoral é responsável ainda pelo cadastro dos municípios de Cravinhos, Dumont e Guatapará, que juntos possuem o eleitorado de 39.958 pessoas, distribuídos em 16 locais de votações e 128 seções. No total, a nova sede vai administrar o cadastro de 499.470 eleitoras e eleitores, 148 locais de votação e 1.562 seções eleitorais.
Essa é a 21ª unidade contemplada pelo Projeto de Assunção dos cartórios eleitorais. Criada em 2022, a iniciativa do TRE-SP visa a instalação de sedes próprias e a assunção dos encargos financeiros de edifícios da Justiça Eleitoral, atualmente cedidos em geral pelas prefeituras locais. O objetivo do Tribunal é padronizar os estabelecimentos e aperfeiçoar o atendimento ao eleitorado.
Também prestigiaram a inauguração a juíza assessora da Presidência do TRE-SP, Fernanda Colombini; a juíza eleitoral da 265ª ZE, Mayra Callegari Gomes de Almeida, a juíza da 293ª ZE, Ana Paula Franchito Cypriano; o juiz da 305ª ZE, Guilherme Infante Marconi, o prefeito de Guatapará, Gildemir de Souza, o prefeito de Dumont, Rogerson Ruiz, promotores eleitorais, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outras autoridades.











