Fenômeno do microdirecionamento de propaganda em campanhas eleitorais é debatido na 16ª edição da Redesp

Novo número da revista da Escola Judiciária do TRE-SP também traz artigos sobre alterações da fórmula da representação proporcional, civismo digital nos debates e impactos da violência de gênero na política

Novo número da revista da Escola Judiciária do TRE-SP também traz artigos sobre alterações da fó...

A Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep) do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) publicou, nesta quarta (2), a 16ª edição da Revista Eletrônica de Direito Eleitoral e Sistema Político (Redesp). A nova publicação reúne nove artigos, entre eles, uma análise crítica sobre o fenômeno do microtargeting (microdirecionamento) de propaganda política em campanhas, a partir da investigação dos marcos regulatórios existentes nos Estados Unidos, na União Europeia e no Brasil. Acesse a íntegra do novo número da revista nesta página.

O texto, assinado pelo procurador regional da República da 3ª Região, Eduardo Pelella, discute propostas de regulamentação para mitigar os riscos à democracia do microdirecionamento em campanhas. A prática consiste no uso de bases de dados de informação e de Inteligência Artificial (IA) para entregar mensagens políticas específicas a determinados indivíduos com o objetivo de influenciar eleitores durante o pleito.

A Redesp também traz artigos sobre o civismo digital nos debates eleitorais, os impactos da violência de gênero na política, a relevância dos mandatos coletivos, a participação de empresas privadas no financiamento eleitoral e a influência das alterações da fórmula eleitoral na representação proporcional.

Além disso, o periódico analisa a representação e a participação política no país, a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) no processo eleitoral e os fatores do recrutamento partidário em Pernambuco.

Editorial cita desafios do sistema democrático

O editorial da 16ª Redesp é assinado pelo presidente do TRE-SP e diretor da Ejep, desembargador Silmar Fernandes, e pelo editor-chefe da revista, juiz Richard Pae Kim. Os magistrados destacam que os textos são essenciais para discutir o sistema político democrático, que vem sendo remodelado em resposta às tensões políticas e aos desafios oferecidos pelas inovações tecnológicas.

“Esse movimento contínuo de adaptação e readaptação é a razão pela qual o ramo do direito eleitoral e os ramos da ciência política que tratam das instituições e do comportamento político estão em atividade incessante, sendo os estudos comparativos muito valiosos para se compreender os elementos que influenciam a atividade política e as respostas que são dadas por outros Estados democráticos a problemas similares”, explica um dos trechos do editorial.

Focada em temas relacionados ao direito eleitoral, ciência política e áreas afins, a Redesp é publicada semestralmente. A edição de número 16 traz textos organizados pela Ejep entre janeiro e junho deste ano. O periódico oferece acesso livre ao seu conteúdo com o objetivo de colaborar com a difusão do conhecimento científico e o fortalecimento do debate democrático. 

Na página da Redesp, é possível conferir as edições anteriores e obter informações sobre a equipe, a política editorial, bem como os critérios para envio de artigos.


imprensa@tre-sp.jus.br

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Facebook

ícone do Youtube

ícone do Flickr

ícone do TikTok

ícone do LinkedIn

 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido